Marido da rainha Elizabeth 2ª é internado em meio à festa do Jubileu de Diamante

Príncipe Philip, o duque de Edimburgo, é hospitalizado com infecção na bexiga após fim de semana de eventos públicos

iG São Paulo |

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª , foi internado com uma infecção na bexiga nesta segunda-feira, o terceiro dos quatro dias de comemorações pelo Jubileu de Diamante , que marca os 60 anos do reinado da monarca britânica.

Jubileu de Diamante: Veja a transformação física de Elizabeth 2ª

AP
A rainha Elizabeth e o príncipe Philip participam de comemoração do Jubileu de Diamante em Londres (03/06)

De acordo com o Palácio de Buckingham, o duque, que completará 91 anos no sábado, foi levado ao hospital Rei George 6º, em Londres, por precaução. Ele ficará em observação por alguns dias e perderá o evento do Jubileu marcado para a noite desta segunda-feira: um show com a "realeza" do pop britânico , incluindo artistas como Paul McCartney, Steve Wonder e Elton John.

No fim de semana, o príncipe Philip, conhecido como duque de Edimburgo, participou das comemorações na Inglaterra. Ao lado da mulher, ele assistiu a uma corrida de cavalos no sábado e a um cortejo de barcos no rio Tâmisa no domingo. Em dezembro, o duque passou por uma cirurgia no coração para desobstruir uma artéria coronária.

Infográfico: Veja 60 curiosidades sobre a rainha Elizabeth 2ª

Popularidade: Elizabeth 2ª personifica imagem de 'rainha do mundo'

Galeria: Veja imagens das celebrações do Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth 2ª

Nascido em 10 de junho de 1921 na ilha grega de Corfu, o príncipe Philip se casou com a rainha Elizabeth em 1947, cinco anos antes de ela se tornar rainha. O casal tem quatro filhos – Charles, Anne, Andrew e Edward – e oito netos.

Amante dos esportes e presente em quase todas as viagens oficiais da rainha, o duque começou a reduzir o ritmo de trabalho no ano passado. A imprensa britânica afirma que ele toma medicação por causa de problemas cardíacos há 20 anos, informação que nunca foi confirmada oficialmente.

Jubileu

Quando Elizabeth Alexandra Mary nasceu, em 21 de abril de 1926, não era esperado que se tornasse rainha: ela era a terceira na linha de sucessão, atrás do príncipe Edward e de seu pai, o príncipe Albert (depois coroado rei George 6º).

Mas após a abdicação do tio (em 1936) e a morte de seu pai (em 1952), Elizabeth se tornou rainha, com a cerimônia de coroação - com juramento ao posto - ocorrendo em 2 de junho de 1953. Hoje, é a segunda monarca que ficou mais tempo no trono, atrás apenas da rainha Victoria, que governou por 63 anos.

Com AP

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG