Concerto em Londres celebra Jubileu de Diamante de Elizabeth 2ª

Nomes como Paul  McCartney, Elton John e Stevie Wonder homenageiam monarca por seus 60 anos no trono britânico; príncipe Philip perde shows por infecção

iG São Paulo |

Milhares com bandeiras nas mãos se reuniram nesta segunda-feira para assistir à musicalidade britânica celebrar o Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth 2ª com um concerto no Palácio de Buckingham mostrando atos de seus 60 anos de reinado . Mas o marido da rainha, príncipe Philip, perdeu o concerto por ter sido internado por causa de uma infecção na bexiga.

Jubileu de Diamante: Veja a transformação física de Elizabeth 2ª

AP
Príncipe Charles beija a mão de sua mãe, a rainha Elizabeth 2ª, depois de ela entrar no palco no fim de concerto em homenagem a seus 60 anos no trono britânico

Infográfico: Veja 60 curiosidades sobre a rainha Elizabeth 2ª

De acordo com o Palácio de Buckingham, o duque, que completará 91 anos no sábado, foi levado ao hospital Rei George 6º, em Londres, por precaução. Ele ficará sob observação por alguns dias.

"Espero que ele esteja bem", disse Paul McCartney, que fechou os concertos na noite desta segunda-feira, referindo-se ao príncipe Philip. "Todos mandaremos nossos desejos de que se recupere logo."

A rainha não participou dos primeiros 90 minutos do evento, chegando ao local por volta das 21h (17h em Brasília). No concerto se apresentaram vários cavalheiros — McCartney, Elton John, Cliff Richard e Tom Jones —, juntamente com Dame Shirley Bassey, Stevie Wonder e artistas mais jovens, incluindo JLS, Kylie Minogue and Will.i.am.

Membros mais jovens da realeza, incluindo os príncipes William e Harry, assistiram às apresentações em um camarote especialmente construído do lado de fora do palácio.

O príncipe Charles subiu ao palco e agradeceu a mãe por “nos deixar orgulhosos de sermos britânicos”. A noite foi encerrada com um show de fogos de artifício.

O concerto foi aberto pelo cantor britânico Robbie Williams, que entoou seu famoso "Let Me Entertain You" acompanhado de uma banda militar diante de 18 mil convidados e outros milhares que lotaram a avenida The Mall que leva à Trafalgar Square. O público agitou freneticamente suas bandeirinhas britânicas quando Will.i.am do Black Eyed Peas entrou no palco, fazendo um dueto com Jessie J, representando as gerações mais jovens.

No fim de semana, o príncipe Philip, conhecido como duque de Edimburgo, participou das comemorações na Inglaterra. Ao lado da mulher, ele assistiu a uma corrida de cavalos no sábado e a um cortejo de barcos no rio Tâmisa no domingo. Em dezembro, o duque passou por uma cirurgia no coração para desobstruir uma artéria coronária.

Popularidade: Elizabeth 2ª personifica imagem de 'rainha do mundo'

Galeria: Veja imagens das celebrações do Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth 2ª

Nascido em 10 de junho de 1921 na ilha grega de Corfu, o príncipe Philip se casou com a rainha Elizabeth em 1947, cinco anos antes de ela se tornar rainha. O casal tem quatro filhos – Charles, Anne, Andrew e Edward – e oito netos.


Amante dos esportes e presente em quase todas as viagens oficiais da rainha, o duque começou a reduzir o ritmo de trabalho no ano passado. A imprensa britânica afirma que ele toma medicação por causa de problemas cardíacos há 20 anos, informação que nunca foi confirmada oficialmente.

Faróis

Para fechar o terceiro dia de celebrações pelo Jubileu de Diamantes, a rainha acenderá pessoalmente um Farol Nacional do lado de fora do Palácio de Buckingham. O farol será o último de 2.012 previstos para serem acesos de Tonga a Malta, passando pelo Quênia, país onde soube em 1952 da morte de seu pai, o rei George 6º.

Na terça-feira, uma missa na Catedral de St. Paul, uma procissão de carruagens e uma aparição da rainha no balcão do palácio fechará as comemorações.

A única outra monarca britânica a celebrar um reinado de 60 anos antes de Elizabeth 2ª havia sido a rainha Vitória, que ocupou o trono por 63 anos e 7 meses.

*Com AP, AFP e BBC

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG