Mandela aparece pela 1ª vez na TV desde internação em fevereiro

Sentado em uma poltrona, ex-presidente sul-africano recebe tocha que celebra centenário do governista Congresso Nacional do Povo

iG São Paulo |

Pela primeira vez desde sua internação em 25 de fevereiro , o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, de 93 anos, apareceu nesta quarta-feira na televisão em imagens divulgadas pela rede pública sul-africana de televisão SABC.

Intervenção: Mandela recebe alta do hospital após passar por laparoscopia

A gravação mostra o ex-presidente sentado em uma poltrona, enquanto Baleka Mbete, presidenta do Congresso Nacional Africano (CNA) - partido que governa África do Sul desde que Mandela chegou ao poder em 1994 -, entrega-lhe uma tocha comemorativa do centenário da formação política .

O Prêmio Nobel da Paz de 1993, ícone da luta contra o regime racista do apartheid, disse nas imagens ter ficado feliz em ver a tocha, símbolo de seu partido. "Fui um dia o líder do CNA", lembrou Mandela, cercado por sua mulher, Graça Machel, e por vários netos em sua casa de campo de Qunu (sudeste do país).

O político passou sua infância no local e voltou para lá na terça-feira, após a conclusão das reformas em seu domicílio. Madiba (nome do clã de Mandela em língua xhosa e pelo qual é conhecido popularmente) foi internado em 25 de fevereiro em um hospital sul-africano e submetido a uma laparoscopia por causa de uma dor abdominal, mas saiu do local no dia seguinte.

O político chegou à presidência da África do Sul em 1994, após as primeiras eleições democráticas do país, realizadas um ano após ele ter recebido o Prêmio Nobel da Paz.

Mandela passou 27 anos preso por sua luta contra o regime de segregação racial imposto pela minoria branca sul-africana e foi libertado em 1990. A última aparição pública de Mandela foi durante a final da Copa do Mundo da África do Sul de 2010.

*Com EFE

    Leia tudo sobre: mandelaáfrica do sulapartheidcna

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG