Obama ressalta importância do papel da mulher na vida pública

Em discurso a centro de educação para mulheres, presidente americano afirmou que destino da nação está nas mãos das americanas

iG São Paulo |

O presidente americano, Barack Obama, discursou nesta segunda-feira no Barnard College, no campus da Universidade de Columbia, em Nova York, sobre a importância do papel da mulher na vida pública, em um foco à questão de gênero na política, que os democratas apostam para garantir votos na eleição de novembro .

Campanha: Em anúncio, Obama ataca histórico de Romney como empresário

AP
Obama abraça aluna Britney Wilson após dicursar no centro de educação para mulheres Barnard College, em Nova York
Ao falar para cerca de 600 graduadas, Obama ressaltou a importância de “lutar por um lugar na 'ponta' da mesa”, segundo o jornal americano The New York Times. “Você está pronta para fazer deste o século em que as mulheres definirão não apenas seu próprio destino, mas o destino de toda a nação”, ele disse. “Depende de vocês se levantarem e serem ouvidas, escrever, fazer lobby, marchar, organizar, votar.”

Obama tem aparecido com frequência diante de universitários entusiasmados para enfatizar seu apelo ao Congresso para se certificar de que os juros não prejudiquem os empréstimos estudantis. Muitas vezes, no entanto, o presidente foca seu discurso em tópicos como saúde, educação e energias limpas.

Especial iG: Saiba mais sobre as eleições nos EUA

A fala sobre questões de gênero e a importância das mulheres na sociedade de hoje estava prevista. Horas antes de o presidente subir ao palco, segundo o New York Times, o Comitê Nacional do Partido Republicano divulgou lembretes através do Twitter e emails para universitários graduados sobre quão duro tem sido o mercado de trabalho para eles nos últimos anos, culpando políticas econômicas do governo Obama pelo cenário.

Ao discursar, Obama lembrou a recessão e seu impacto sobre o mercado. “Essa recessão foi mais brutal, a perda de empregos mais acentuada, as políticas parecem mais desagradáveis, o Congresso está mais engarrafado do que nunca, algumas pessoas do setor financeiro têm sido menos do que cidadaos modelo”, ele disse.

Alvo: Obama corteja voto das mulheres americanas para reeleição

De modo geral, no entanto, o discurso do presidente americano nesta segunda-feira teve um tom de otimismo. “A questão não é se as coisas irão melhorar. Elas sempre melhoram”, afirmou Obama.

“Vocês podem olhar em direção ao futuro com o mesmo senso de preocupação que minha geração teve”, disse ao acrescentar que as mulheres graduadas enfretam preocupações específicas, como salários iguais aos dos homens e dupla jornada entre trabalho e casa. “Tão duras como essas coisas têm sido, estou convencido de que vocês são mais firmes.”

Obama estava em território familiar. Além do fato de estar no campus da Universidade de Columbia, onde estudou, sua irmã, Maya Soetoro-Ng, se formou no Barnard College em 1993. A plateia foi, definitivamente, das mais calorosas com o presidente. “Estarei com vocês a cada passo do caminho”, concluiu.

*Com informações do New York Times

    Leia tudo sobre: eleição nos euaobamaromneymulhereseleitoradogênero

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG