Inspetor da AIEA morre em acidente de carro no Irã

Segundo agência estatal iraniana, veículo com sul-coreano capotou perto de reator em Khondab, a 250 km de Teerã

iG São Paulo |

Um inspector sul-coreano da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) da ONU foi morto em um acidente de carro nesta terça-feira, perto de um reator, no qual seu colega ficou ferido.

AIEA: Irã trabalha para ter armas nucleares, diz agência da ONU

AP
Foto de fevereiro de 2012 mostra o presidente Mahmoud Ahmadinejad (D) e técnicos em reator de Teerã
Segundo a TV estatal iraniana, o inspector foi jogado para fora do veículo e não usava cinto de segurança. Dois inspetores estavam no banco de trás do carro, de acordo com a polícia.

A TV mostrou o vídeo do outro inspetor em uma cama de hospital, sem ferimentos graves, e disse que o motorista perdeu controle do carro, que ficou destruído.

Pressão: Há petróleo suficiente no mundo para sanções contra o Irã avançarem, diz Obama

Em comunicado, a AIEA disse que estava em contato com parentes dos insptores e com autoridades iranianas.

A agência não nomeou o inspetor morto no acidente, mas a agência oficial iraniana Irna o identificou como Seo Ok-Seo, da Coreia do Sul.

Segunda a agência estatal iraniana ainda, o carro em que estavam os inspetores capotou perto de um reator de água pesada em Khondab, a cerca de 250 km de Teerã.

Votação: Ahmadinejad sofre revés em eleição parlamentar no Irã

O Irã diz que o reator, parte do complexo de Arak, será usado para produzir isótopos para fins medicinais e uso industrial. Estados Unidos e outros países da comunidade internacional suspeitam que o combustível dos reatores pode ser reprocessado como plutônio para uma ogiva nuclear. O Irã, por seu lado, nega que seu programa busca desenvolver armas nucleares.

O acidente com o inspetor nuclear ocorre dias antes de novas reunião entre Teerã e a AIEA em Viena, na segunda-feira e terça-feira. Outras negociações sobre o programa nuclear iraniano também estão previstas para este mês em Bagdá entre o Irã e potências ocidentais, como os EUA.

*Com AP

    Leia tudo sobre: irãprograma nuclearaieaonuinspetor

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG