Obama e Romney aparecem empatados em 12 Estados nos EUA

Segundo pesquisa Gallup, presidente democrata aparece com 47% e republicano com 45%, em disputa mais apertada do que em março

iG São Paulo |

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o provável candidato republicano Mitt Romney estão estatisticamente empatados em 12 Estados-chave para a eleição de 2012 , segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

Saiba mais: Veja o especial iG sobre eleição nos EUA

AP
Pesquisa mostrou ainda que 11% dos eleitores de Obama (D) e 13% dos eleitores de Romney disseram que podem mudar de ideia antes da eleição
A pesquisa feita pela Gallup Inc. e o USA Today mostrou Obama com 47% de apoio e Romney com 45% nos Estados de Ohio, Virgínia, Colorado, Flórida, Iowa, Michigan, Nevada, New Hampshire, Novo México, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais. Essa é uma disputa mais apertada do que em março, quando o presidente democrata tinha 51% e Romney, 42%.

Ohi o: Obama começa campanha pedindo um país com as mesmas regras para todos

Por trás dos números, no entanto, os partidários de Obama parecem mostrar mais apoio e mais entusiasmo pelo seu candidato do que aqueles que apoiam Romney, ex-governador de Massachusetts e executivo de negócios que vem deixando para trás alguns adversários mais conservadores durante o processo de indicação de seu partido.

Apesar de se mostrarem com menor entusiasmo, menos partidários de Romney nos 12 Estados decisivos disseram que eles estavam certos de que iriam votar no provável candidato republicano.

"A posição de Romney não parece tão competitiva, no entanto, quando se considera que seu apoio é um pouco mais brando que o de Obama", afirmou em comunicado a empresa nacional de pesquisa Gallup.

Os resultados da Gallup, que não foram detalhados por Estado, mostraram apoio mais firme para Obama. Cerca de 36% dos eleitores nos 12 Estados disseram que certamente votarão em Obama em 6 de novembro, em comparação com 32% para Romney.

Entusiasmo

A pesquisa, que entrevistou uma amostra aleatória de 951 eleitores registrados entre 26 de abril e 2 de maio, também descobriu que 55% dos partidários de Obama estão extremamente ou muito entusiasmados em votar na eleição, contra 49% que estavam em março.

Em comparação, 46% dos partidários de Romney disseram que eles estavam extremamente ou muito entusiasmados, quase o mesmo que em março, quando 47% expressaram entusiasmo.

A Gallup disse que os resultados mostram uma mudança em relação a janeiro, quando 55% dos eleitores de Romney estavam extremamente ou muito entusiasmados em comparação com 50% dos eleitores de Obama.

Além disso, a pesquisa descobriu que 11% dos eleitores de Obama e 13% dos eleitores de Romney disseram que podem mudar de ideia antes da eleição. Outros 7% estavam indecisos.

"Isso deixa 31% dos eleitores desses Estados em jogo, disse a Gallup. “A vantagem de Obama no entusiasmo continua, isso poderia beneficiá-lo em número de eleitores no dia da eleição."

Os resultados foram divulgados no momento em que Obama oficialmente iniciou sua campanha de reeleição, com comícios em Ohio e Virgínia , seis meses antes da votação.

*Com Reuters

    Leia tudo sobre: eleição nos euaobamaromneypesquisarepublicanosdemocrata

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG