Apurações divulgadas fora do país mostram socialista cerca de 5 pontos porcentuais à frente de atual presidente

O candidato socialista François Hollande venceria o conservador Nicolas Sarkozy no segundo turno das eleições presidenciais da França, realizadas neste fim de semana, segundo pesquisas mencionadas pelos sites suíços "20minutes.ch" e "Tribune de Genève". Em todos os institutos ouvidos a diferença é de, no mínimo, cinco pontos porcentuais.

François Hollande posa antes de votar no segundo turno
AP
François Hollande posa antes de votar no segundo turno

Os institutos BVA, Ipsos e OW dão 52,5% de votos a Hollande, frente a 47,5% para Sarkozy, que busca a reeleição como presidente da França.

Os sites destacam ainda que outros institutos de antecipação do resultado, como TNS, anunciam que, neste segundo turno das eleições presidenciais francesas, Hollande ganharia com 53,5% dos votos contra 46,5% de Sarkozy. Os institutos CSA, Ifop e Harris indicam 53% para o socialista e 47% para o conservador.

Os resultados têm divulgação proibida na França até o fechamento dos colégios eleitorais em território francês. Em alguns locais as urnas já foram fechadas, mas nas maiores cidades é possível votar até às 20h, (15h de Brasília). Só a partir deste horário os números oficiais poderão ser divulgados.

Contagem de votos em Saint Gilles les Bains, território francês no Oceano Índico
Reuters
Contagem de votos em Saint Gilles les Bains, território francês no Oceano Índico

Territórios fora do continente

Mais cedo, os resultados de territórios fora da Europa e dos consulados na América já davam a vitória a Hollande . Na França a diferença também era a favor do socialista, porém Sarkozy havia conseguido se aproximar do concorrente nos últimos dias.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.