Israel inicia construção de muro na fronteira com o Líbano

Governo israelense alega que barreira de concreto é necessária para aumentar segurança de área que já tem cerca

iG São Paulo |

Israel deu início nesta segunda-feira à construção de um muro com extensão de um quilômetro ao longo da fronteira com o Líbano, afirmando que a barreira é necessária para melhorar a segurança em uma cidade israelense situada em frente a um vilarejo libanês.

Leia também: Ex-chefe de segurança ridiculariza premiê de Israel

Reuters
Israelense mexe em arame farpado na fronteira entre Israel e Líbano, onde muro começou a ser construído

Uma cerca de segurança percorre toda a extensão da fronteira, mas o Exército disse que as defesas precisaram ser reforçadas com um muro de cimento com cerca de 5 a 7 metros de altura entre a cidade israelense de Metulla e o vilarejo libanês de Kila.

"(O muro) é planejado para evitar tiros do lado libanês para o lado israelense. No último ano e meio, houve um número considerável de incidentes", afirmou o coronel Amit Fisher, um comandante veterano na fronteira, à Israel Radio.

Um cessar-fogo tem sido amplamente mantido ao longo da fronteira desde que Israel entrou em guerra com o grupo libanês Hezbollah em 2006.

Tropas de manutenção de paz da ONU estão posicionadas na área da fronteira no sul do Líbano. O Exército israelense disse que o projeto da fronteira havia sido coordenado com as forças da ONU e o Exército libanês.

Israel também está construindo uma cerca de segurança no sul do país, ao longo da fronteira com o Deserto do Sinal, do Egito, alegando preocupações com atividade de militantes e contrabando.

Com Reuters

    Leia tudo sobre: israellíbanooriente médiomuro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG