Rei da Espanha apresenta melhora após cirurgia no quadril

Monarca teve bacia fraturada em três partes quando participava de caça a elefantes em Botsuana, o que lhe rendeu críticas

iG São Paulo |

O rei Juan Carlos 1º da Espanha apresentou nesta segunda-feira um quadro de evolução "muito positivo" depois de ter sido submetido a uma cirurgia na madrugada do último sábado para reparar uma fratura no quadril, segundo o centro médico onde ele está internado em Madri.

Saiba mais: Rei da Espanha é operado em Madri após fratura de quadril

O monarca, que foi operado por conta de uma fratura no quadril, já consegue "se levantar e se sentar com autonomia", sendo que sua mobilidade "é praticamente completa e natural", informou o último boletim médico apresentado pelo diretor do hospital USP San José, Javier de Joz.

EFE
O rei da Espanha, Juan Carlos, em foto de arquivo (8/4/2012)
O rei Juan Carlos fraturou o quadril após uma queda acidental durante uma viagem privada a Botsuana, onde o monarca participava de uma caçada de elefantes. A exótica viagem rendeu a Juan Carlos 1º muitas críticas dentro da Espanha, fazendo com o Partido Popular (PP) pedisse o fim das críticas contra a caça de elefantes da qual o rei participava. muitas críticas de espanhóis.

No fim de semana, o rei recebeu a visita do príncipe Felipe, herdeiro da Coroa espanhola, que foi ao hospital acompanhado de sua esposa, a princesa Letizia, e suas duas filhas, Leonor e Sofia.

Elena, sua filha mais velha, também esteve no hospital, assim como o presidente do governo, Mariano Rajoy. Nesta segunda-feira, Juan Carlos recebeu a visita da rainha Sofía, que retornou da Grécia, onde tinha passado uns dias com sua família para celebrar a Páscoa Ortodoxa.

Essa é a oitava vez que o monarca - que é rei da Espanha desde 1975 - passa por uma cirurgia. Em setembro de 2011, ele ingressou no mesmo hospital para ser submetido a uma cirurgia por causa da ruptura do tendão. Alguns meses antes, em junho, o monarca havia implantado uma prótese em seu joelho direito.

Além de ter extraído um nódulo pulmonar em maio de 2010, o monarca foi operado em outras quatro ocasiões entre 1985 e 2001, sendo três delas por causa de machucados durante o esqui - um de seus esportes favoritos.

*Com EFE

    Leia tudo sobre: rei da espanhamonarcajuan carlos 1espanha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG