Tamanho do texto

Pré-candidatos não conseguem reunir 10 mil assinaturas de eleitores, necessárias para inscrição na disputa

Os pré-candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos Newt Gingrich e Rick Perry não conseguiram se classificar para participar das primárias do partido na Virgínia, marcadas para 6 de março.

De acordo com a imprensa americana, a direção do Partido Republicano no Estado afirmou que Gingrich, ex-presidente da Câmara, e Perry, governador do Texas, não conseguiram reunir as 10 mil assinaturas de eleitores registrados necessárias para a inscrição nas primárias.

Segundo o jornal Washington Post, funcionários da campanha de Perry no Estado disseram ter apresentado 11.911 assinaturas, enquanto a campanha de Gingrich informou ter apresentado 11.050 assinaturas.

No entanto, os funcionários do Partido Republicano informaram que os dois aspirantes não alcançaram o mínimo de adesões.

Ficar de fora das primárias da Virgínia é um importante contratempo principalmente para a campanha de Gingrich, que liderava as pesquisas de intenção de voto no Estado.

Donald Trump

Nesta semana, o Partido Republicano perdeu um integrante famoso: o empresário e apresentador Donald Trump que mudando seu título eleitoral de republicano para independente em estado natal, Nova York. Analistas acreditam que Trump possa estar cogitando se lançar candidato na corrida presidencial.

"Ele vem dizendo há quase um ano que se não estiver satisfeito com o escolhido para ser o candidato dos republicanos, pode optar por concorrer como independente," disse o porta-voz de Trump, Michael Cohen, de acordo com o jornal Los Angeles Times."Essa mudança de filiação partidária certamente preserva o seu direito de fazer isso, depois da final de 'O Aprendiz' em maio."

"O Aprendiz" é o reality show que Donald Trump apresenta na rede de TV NBC. A eleição presidencial acontecerá em novembro de 2012.

Trump pensou na possibilidade de concorrer à presidência dos EUA pelo Partido Republicano, mas nunca preparou efetivamente uma campanha e seus críticos sugerem que tudo se trata de autopromoção.