Tamanho do texto

Rick Perry diz considerar 'socialistas' as políticas do presidente americano

O governador do Texas e pré-candidato republicano à Presidência, Rick Perry, classificou como "socialistas" as políticas de Barack Obama ao assegurar que não entende o sistema de livre empresa dos Estados Unidos. "Quando fala em imprimir dinheiro e gastar o dinheiro público, isso é socialismo", declarou Perry em entrevista à TV na sexta-feira à noite, repercutida neste sábado pela imprensa americana.

Leia também: Após início difícil, Rick Perry trabalha para reparar falhas

Perry tenta se recuperar de gafe em debate
NYT
Perry tenta se recuperar de gafe em debate
O governador do Texas tentou com essas palavras se recuperar das críticas recebidas depois de esquecer em pleno debate transmitido pela TV do nome de uma das agências federais que pretendia fechar, se fosse eleito presidente dos Estados Unidos.

Perry, que entrou em agosto na corrida pela candidatura presidencial republicana com grande apoio popular, percebeu que seu apoio nas pesquisas caiu notavelmente devido aos erros em discursos públicos. O aspirante reconheceu seus enganos, mas descartou que tenha perdido as possibilidades de conquistar a candidatura republicana para disputar à Presidência com Obama.

"Ainda falta um longo caminho para concluir o processo de escolha de candidato. Há muitos altos e baixos na corrida. Eu garanto", minimizou Perry. Pelas últimas pesquisas, o ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, se mantém na liderança das preferências dos eleitores, depois do 10º debate entre pré-candidatos presidenciais do Partido Republicano para 2012.

Atrás aparece o ex-presidente da Câmara dos Representantes, Newt Gingrich; o representante do Texas Ron Paul, um "libertário"; o empresário Herman Cain, e em quinto lugar da lista figura Rick Perry.