iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

ULTIMO SEGUNDO

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

EUA suspendem por seis meses parte de sanções a Cuba

15/07 - 11:08 - Redação com EFE

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, suspenderá por seis meses a aplicação de parte da Lei Helms-Burton, que em 1996 estabeleceu duras sanções a Cuba. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pela Casa Branca.

A parte da lei, agora suspensa por Obama, permite que empresas estrangeiras sejam processadas por usar, em Cuba, propriedades que pertenciam a americanos desapropriados no país.

Com a decisão, Obama seguiu a linha de seus antecessores, George W. Bush e Bill Clinton, que também suspenderam por seis meses esta parte da lei. Assim, o presidente dos EUA apenas estendeu suspensão por mais seis meses, de 1º de agosto de 2009 a 1º de fevereiro de 2010.

Em sua mensagem enviada aos dirigentes de comitês de Relações Exteriores e da Comissão de Orçamento do Senado e da Câmara de Representantes, Obama disse que esta suspensão "é necessária para o benefício dos interesses nacionais dos EUA e antecipará uma transição para a democracia em Cuba".

A chamada "lei de liberdade e solidariedade democrática para Cuba", conhecida como Lei Helms-Burton, nome dos legisladores que a criaram, consolidou decretos anteriores sobre o embargo unilateral dos EUA contra Cuba, iniciado em 1960.

Os Governos do Canadá e do México promulgaram leis para resistir ao efeito da Helms-Burton e a União Europeia (UE) declarou que as estipulações extraterritoriais da lei não podem ser aplicadas na Europa.

Leia mais sobre Cuba

 





US Multimídia


Publicidade


Matérias Relacionadas

Em sinal de aproximação, Cuba e EUA discutem migração

Editorial - Sonia Sotomayor promete "fidelidade à lei"

Obama é recebido como heroi em Gana


Enquete


 

Contador de notícias