06/06 - 00:28 - EFE
Nova York - Dois homens escalaram nesta quinta-feira, separadamente, os 52 andares da fachada da sede do jornal "The New York Times" para protestar contra a mudança climática, mas ambos foram detidos pela Polícia de Nova York no terraço do edifício.
O primeiro a subir no prédio foi Alain Robert, de 45 anos, apelidado de "Homem Aranha francês" e conhecido por ter escalado os maiores arranha-céus do mundo.
Apenas algumas horas depois, outro homem ainda não identificado pelas autoridades decidiu imitá-lo e, perante centenas de curiosos e câmeras de televisão, escalou a fachada do mesmo edifício.
A sede do jornal nova-iorquino conta há um ano com barras transversais por toda a fachada, que facilitam este tipo de aventura.
Com o pretexto de protestar contra a mudança climática, Alain Robert atraiu a atenção de centenas de transeuntes, que pararam para observar a escalada de mais de 200 metros, que terminou no terraço do prédio, onde foi detido.
"Esta é uma forma pacífica de gerar respaldo para uma maior e mais urgente ação dos líderes do mundo contra a mudança climática", explicou Robert em comunicado divulgado antes da escalada.
Na metade de seu "caminho", o manifestante abriu um grande cartaz no qual se podia ler: "O reaquecimento do planeta mata mais gente a cada semana do que (os atentados de) 11 de setembro".
Leia mais sobre: mudança climática
Publicidade
G8 e convidados discutem criação de fundo contra mudança climática
Indígenas da América Latina ganham voz no debate sobre o clima