08/04 - 08:36, atualizada às 12:32 08/04 - Redação com agências
Nairóbi - A oposição do Quênia anunciou, nesta terça-feira, a suspensão de suas conversas com o governo devido a divergências sobre a distribuição de poderes para um gabinete de coalizão, disseram fontes políticas.
| AP |
![]() |
Segundo ele, o Movimento Democrático Laranja busca posições mais elevadas no governo e pretende negociar não apenas os ministérios, mas também postos diplomáticos, tudo dividido igualmente. Ainda de acordo com o secretário-geral, "isso também significa que o poder Executivo deve ser partilhado" entre Kibaki e o primeiro-ministro designado Raila Odinga.
A partilha de poder é prevista por um acordo mediado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e fechado em fevereiro.
"Nós suspendemos as negociações até que essas condições sejam cumpridas", disse Nyongo a jornalistas em Nairóbi depois de uma reunião entre parlamentares e delegados do partido.
A crise no Quênia começou no fim do ano passado, quando tanto Odinga como Kibaki declararam-se vencedores das eleições presidenciais realizadas em 27 de dezembro. Observadores locais e estrangeiros consideraram que a fraude eleitoral foi tamanha que seria impossível saber ao certo quem venceu.
(*com informações da AP e EFE)
Publicidade