24/03 - 14:46 - Reuters
HAVANA - O governo comunista de Cuba começou a descentralizar seu setor agrícola, controlado pelo Estado, no que parece ser a maior iniciativa econômica adotada até agora pelo presidente Raúl Castro para reativar essa área fundamental da ilha caribenha.
Em reuniões realizadas em todo o país, os agricultores estão sendo informados de que as decisões, a respeito do uso da terra, da alocação de recursos e da venda de produtos, não serão mais tomadas pelo Ministério da Agricultura em Havana, mas por delegados municipais.
Além disso, os órgãos municipais darão uma importância maior às atividades dos produtores particulares e das cooperativas, deixando de privilegiar as unidades estatais, afirmaram agricultores que participaram dessas reuniões.
'Isso representa uma mudança importante, a passagem de uma visão vertical para uma horizontal, além de uma mudança na mentalidade burocrática, de nacional para local', afirmou na segunda-feira um especialista cubano da área que, como outros, pediu para não ser identificado.
'Eles estão colocando o processo de tomada de decisões e de direcionamento de recursos mais perto dos produtores e admitindo que o setor privado, que possui apenas uma parte pequena das terras, produz 70 por cento dos produtos agrícolas', acrescentou.
Analistas descreveram a descentralização como uma 'revolução' na agricultura, a área prioritária de Raúl para reduzir as importações e melhorar a economia de Cuba.
'Descentralizar o processo de tomada de decisões no setor agrícola é um sinal muito claro de que Raúl Castro deseja tornar mais dinâmica a economia cubana e mais capaz de atender às necessidades da população', afirmou David Jessop, diretor do Conselho Caribenho, uma organização de ajuda ao desenvolvimento dessa região, com sede em Londres.
Cuba possui cerca de 250 mil propriedades rurais familiares e 1.100 cooperativas privadas, que representam uma ilha de propriedade particular dentro de uma economia controlada quase 90 por cento pelo Estado. O restante das terras é administrado pelo governo e metade delas está ociosa.
Ao tomar posse oficialmente como presidente de Cuba, no dia 24 de fevereiro, depois de passar um ano e meio substituindo em caráter provisório seu irmão doente Fidel Castro, Raúl prometeu modernizar a estrutura do Estado e torná-la mais eficiente.
O novo modelo deve reduzir a burocracia nos órgãos agrícolas municipais. 'Ao abarcar os setores privados, eles estão aceitando a possibilidade e a validade de modelos alternativos de produção dentro do sistema socialista', afirmou Jessop.
(Reportagem de Marc Frank)
Veja também:
Leia mais sobre: Cuba
Publicidade
Democratas enxergam em viagens para Cuba tema de campanha na Flórida