iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

ULTIMO SEGUNDO

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Paraguaios protestam por falta de vacina contra febre amarela

13/02 - 20:10 - Reuters

ASSUNÇÃO - Dezenas de paraguaios fecharam na quarta-feira uma estrada que liga dois municípios da área metropolitana da capital para exigir que todos os moradores da região sejam vacinados contra a febre amarela, devido à suspeita de um novo surto.

Autoridades admitiram na terça-feira que há dois 'prováveis' casos da doença no bairro Laurelty, na cidade de San Lorenzo, 15 quilômetros a leste de Assunção. Uma das vítimas morreu.

'Queremos vacinas', gritavam, furiosos, cerca de 150 manifestantes que interromperam a rodovia General Garay, provocando uma longa fila de veículos.

O protesto começou depois que os responsáveis pelo posto de vacinação disseram que só vacinariam os vizinhos de um jovem de 25 anos que morreu na sexta-feira com sintomas de febre amarela. Pessoas de outros bairros não seriam imunizadas, pois o local só dispunha de 5.000 doses.

O outro caso suspeito em Laurelty é de uma mulher de 39 anos, cujo diagnóstico ainda deve ser confirmado por exames.

O Paraguai declarou na segunda-feira alerta epidemiológico para intensificar a luta contra a doença, que provoca febre alta, icterícia e hemorragia. A febre amarela é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue.

Se forem confirmados os casos de San Lorenzo, será o primeiro foco de febre amarela urbana no país. Há uma semana, foi confirmada a reaparição da doença em ambientes rurais, após hiato de 30 anos.





US Multimídia


Publicidade


Enquete