iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

ULTIMO SEGUNDO

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Uribe reitera disposição ao diálogo com as Farc

23/01 - 17:44, atualizada às 20:20 23/01 - Redação com EFE

MADRI - O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, reiterou hoje a disposição de seu governo a dialogar com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no marco de uma abertura para a paz, mas disse que seu objetivo continua sendo "a derrota do terrorismo sem nenhuma vacilação".

 

O governante colombiano participou hoje, em Madri, do ato de encerramento do 4º Congresso Internacional de Vítimas do Terrorismo, no qual anunciou que a próxima edição deste encontro será realizada na Colômbia.

Uribe, que pediu desculpas pelo breve comparecimento ao Congresso, pois viaja hoje mesmo para a cidade suíça de Davos, assegurou que o conceito de "terrorismo" é o mesmo nas legislações da União Européia, da ONU e da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Ao ser perguntado sobre a possibilidade de considerar a guerrilha como uma "força beligerante", o presidente respondeu que "isso não poderia ocorrer, pois (as guerrilhas) atuam contra a democracia".

Uribe afirmou que a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) teve reconhecidos quatro porta-vozes para buscar um acordo de paz, e que o mesmo pode ser feito em relação às Farc, "no momento em que desejarem dialogar".

Ele expressou sua disponibilidade para aceitar uma "zona de encontro" com as Farc, em algum lugar afastado dos núcleos de população.

No entanto, advertiu que essa possibilidade à guerrilha não significa uma flexibilização da política de segurança do Governo, pois isso poderia supor o recrudescimento das ações subversivas.

"A Colômbia será mais um caso na história da humanidade no qual as leis do Estado derrotarão o terrorismo", disse Uribe,.

O presidente afirmou que a política de segurança de seu governo deu frutos, e disse que "os colombianos estão contentes" porque o país continua avançando, "embora ainda reste muito por fazer".

Clara Rojas encontra Uribe

A ex-candidata à vice-presidência colombiana Clara Rojas e o filho desta, Emmanuel, foram hoje ao Palácio da Moncloa para cumprimentar o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, ao término de uma reunião com o chefe de Estado colombiano, Álvaro Uribe. A ex-refém se encontrou pela primeira vez com o presidente da Colômbia.

Rojas, libertada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em 10 de janeiro, manteve um breve encontro com Zapatero e Uribe antes da entrevista coletiva que ambos ofereceram ao término da reunião.

Após o comparecimento à imprensa na escada do Palácio da Moncloa, residência oficial do presidente do governo espanhol, Rojas saiu para posar aos fotógrafos junto com os dois dirigentes, mas não fez nenhum comentário.

Antes de sair do palácio, Uribe disse à imprensa: "O governo da Colômbia agradeceu publicamente ao governo da Venezuela pela gestão que conduziu à libertação de Clara e Consuelo González de Perdomo", a ex-congressista colombiana liberada junto com Rojas.

Leia mais sobre: Farc - Uribe




US Multimídia


Publicidade


Enquete


 

fechar [x]