iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Suplementos de cálcio podem aumentar risco de ataques cardíacos

16/01 - 12:39 - EFE

Londres, 16 jan (EFE).- Os suplementos de cálcio podem aumentar o risco de ataques cardíacos nas mulheres com mais de 55 anos, segundo uma pesquisa da Universidade de Auckland publicada na revista "British Medical Journal".

Pesquisas anteriores indicavam que o cálcio podia proteger as mulheres de doenças vasculares, já que melhora os níveis do colesterol bom no sangue.

O estudo da equipe de Auckland (Nova Zelândia) descobriu, no entanto, que o resultado pode ser contrário.

Os suplementos deste mineral costumam ser receitados para as mulheres no período da menopausa para ajudá-las a resistir à perda de densidade óssea.

Os especialistas da Universidade de Auckland acompanharam 1.471 mulheres saudáveis que passaram pela menopausa durante cinco anos.

Elas foram divididas em dois grupos. Em um deles as mulheres recebiam um suplemento diário de cálcio e, no outro, placebo.

Após uma análise cuidadosa, os pesquisadores confirmaram 35 ataques cardíacos em 31 mulheres que tomaram suplementos, comparado com 22 ataques cardíacos em 21 mulheres que tomaram placebo.

Os casos de apoplexias e mortes súbitas também foram mais altos no grupo que recebeu o suplemento.

Os especialistas acham que uma provisão adicional de cálcio pode aumentar o risco de ataques cardíacos porque enrijece os vasos sanguíneos.

No entanto, Judy O'Sullivan, enfermeira da Fundação Britânica do Coração, disse hoje que são necessários mais estudos antes de chegar a uma conclusão sobre o cálcio.

As mulheres que estiverem tomando suplementos de cálcio por prescrição médica para proteger seus ossos não deveriam deixar de tomá-los por causa deste estudo sem assessoria do médico, acrescentou Judy O'Sullivan.

Uma porta-voz da Sociedade Nacional de Osteoporose concorda que é preciso fazer mais análises. Ela acrescentou que os suplementos de cálcio podem contribuir para manter os ossos fortes e reduzir o risco de fraturas. EFE vg dgr




US Multimídia


Publicidade


Enquete