16/10 - 06:17 - EFE

Teerã, 16 out (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou na manhã desta terça-feira a Teerã para uma visita histórica na qual, além de estreitar laços com seus vizinhos do mar Cáspio, discutirá os planos nucleares iranianos.
Apesar da suposta ameaça terrorista de um grupo extremista, que segundo a imprensa russa planeja um atentado suicida contra ele, Putin chegou às 08h56 (03h56 de Brasília) ao aeroporto internacional de Teerã, onde foi recebido pelo ministro de Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki.
Após o desembarque, Putin se dirigiu imediatamente para a sede da segunda Cúpula de países banhados pelo mar Cáspio, onde o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, se encarregou do discurso inaugural.
Depois da conferência multilateral, Putin se reunirá com Ahmadinejad e com o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, em dois esperados encontros nos quais, além das relações bilaterais, está previsto discutam as aspirações do regime iraniano na matéria nuclear.
A Rússia é um dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU que adotaram posições mais compreensivas com o regime dos aiatolás, embora em mais de uma ocasião tenha repetido sua oposição a que o Irã consiga a bomba nuclear.
Segundo os analistas presentes na cúpula, Putin tentará fazer com que o Irã mostre uma atitude mais cooperante e menos reticente em direção às inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica e às reivindicações da comunidade internacional.
Leia também:
Publicidade
Ahmadinejad terá reuniões bilaterais com presidentes da Rússia e Cazaquistão
Putin defende o diálogo com o Irã e cita o exemplo da Coréia do Norte