15/08 - 21:38 - AFP

O vírus da Aids destrói não apenas as células cerebrais, ele também bloqueia os processos que permitem gerar novas unidades, revelou um estudo publicado nesta quarta-feira nos Estados Unidos.
Uma proteína chamada gp120, que se encontra no vírus da Aids e destrói as células cerebrais, como foi demonstrado em estudos anteriores, também representa um obstáculo para a criação de novas células, indicam os autores do trabalho divulgado na revista "Cell Stem Cell" de agosto.
"A novidade é o fato de que o vírus da Aids impede que se dividam as células viróticas no cérebro", explicou o Dr. Stuart Lipton do Instituto Burnham, de Pesquisa Médica, e da Universidade da Califórnia (oeste), principal autor deste estudo realizado em ratos.
"É um golpe duplo para o cérebro", afirmou o Dr. Marcus Jaul, um dos co-autores do estudo. "Esta proteína pode provocar, ao mesmo tempo, a morte das células cerebrais e impedir a auto-recuperação", acrescentou.
O estudo mostrou que a proteína gp120 é, claramente, lenta para a produção de novos neurônios no hipocampo, uma zona essencial para a memória e para a aprendizagem.
A Medicina já havia detectado que a infecção do vírus HIV pode arrastar os infectados para graves estados de demência, a maioria das vezes em pessoas com formas avançadas da doença.
O sucesso dos anti-retrovirais para reduzir a carga viral até seus níveis mais baixos permitiu reduzir a severidade da demência nos últimos anos. A prevalência de casos de demência nas pessoas infectadas aumenta, porém, à medida que as pessoas envelhecem.
js/tt/LR
Publicidade
Profissionais de SP serão treinados para aplicar novo teste de vírus da aids e hepatite C