25/06 - 09:20, atualizada às 09:57 25/06 - EFE

Paris, 25 jun (EFE).- O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, conversaram hoje sobre o cenário internacional atual em reunião anterior à abertura da conferência sobre o conflito de Darfur organizada pela França.
Sarkozy e Rice abordaram "temas prioritários", como o Líbano e o Oriente Médio, o programa nuclear do Irã, o Afeganistão e o Kosovo, além de Darfur, segundo o porta-voz do Palácio do Eliseu.
A reunião, que durou um pouco mais de uma hora, era a primeira entre os dois desde a eleição do conservador Sarkozy como presidente, em 6 de maio.
Rice não fez declarações à imprensa após o encontro, antes de se reunir com o ministro da Defesa francês, Hervé Morin, e voltar ao Palácio do Eliseu para a reunião de Sarkozy com os participantes da conferência sobre Darfur.
Participam da cúpula ministros ou altos cargos de 18 países e representantes de várias organizações internacionais, incluindo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
Sobre o Líbano, Sarkozy e Rice constataram que compartilham "os mesmos objetivos, ou seja, um Líbano independente, livre das ingerências exteriores", segundo o porta-voz.
Sarkozy aproveitou para dizer a Rice que, por enquanto, não há condições para o reatamento do diálogo bilateral de alto nível com a Síria, com a qual seu antecessor, Jacques Chirac, congelou os contatos após o atentado que matou o ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri, em fevereiro de 2005.
Uma reunião dos principais grupos políticos libaneses está prevista em Paris em meados de julho para tentar promover o reatamento do diálogo nacional libanês.
Rice e Sarkozy se reúnem na terça-feira separadamente em Paris com o primeiro-ministro libanês, Fouad Siniora.
Sobre a independência do Kosovo, a que a Sérvia se opõe, com o apoio da Rússia, Sarkozy deixou claro que é "inevitável", mas ressaltou a necessidade de garantir que "os europeus não fiquem divididos".
Na recente cúpula do G8 na Alemanha, Sarkozy tinha proposto dar seis meses a mais à Sérvia e aos kosovares para continuar negociando, mas deixando claro que a independência da província é inevitável.
Um projeto de resolução apresentado pelos países ocidentais no Conselho de Segurança da ONU dá quatro meses para a negociação entre sérvios e kosovares. A Rússia se opõe à independência automática do território após este prazo.
Sobre os esforços para obrigar o Irã a suspender suas atividades de enriquecimento de urânio, o presidente francês reafirmou a Rice a necessidade de que o Conselho de Segurança esteja "unido em uma posição de firmeza e de busca de uma solução diplomática", afirmou o porta-voz do Palácio do Eliseu, David Martinon.
Quanto ao Afeganistão, o presidente francês confirmou o compromisso da França no país, embora tenha pedido uma "reflexão a longo prazo sobre a estratégia".
Sarkozy abordou também com a secretária de Estado as negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC), nas quais "acabou o tempo da ingenuidade".
Ao falarem da luta contra a mudança climática, Sarkozy ressaltou a importância de que se conceda aos EUA a liderança neste combate.
A luta contra o aquecimento desponta como o tema dominante da reunião que Sarkozy terá esta tarde no Palácio do Eliseu com o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.
Leia mais sobre: Darfur
Publicidade
Saída de movimento partidário do governo aprofunda crise no Sudão
Partidos podem não comparecer em conferência de paz para Darfur
Rebeldes que assinaram tratado de paz em Darfur ameaçam reiniciar conflito