publicidade

 


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Ônibus espacial Atlantis chega sem problemas à Estação Espacial Internacional

10/06 - 18:39 - EFE

Washington, 10 jun (EFE).- O ônibus espacial Atlantis chegou hoje sem problemas à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), embora a Nasa continue preocupada com uma pequena rachadura em uma das coberturas térmicas que protegem a nave.

O Atlantis chegou à ISS às 16h36 de Brasília, dentro do horário previsto, para uma missão de 11 dias. Os sete tripulantes do Atlantis vão instalar novos painéis solares e uma viga adicional na estação.

A missão, a primeira do ano, poderá se estender por mais dois dias para que as tarefas previstas sejam cumpridas, afirmou a agência espacial americana. Por isso, a nave leva mantimentos e combustível adicional para a operação.

Por enquanto, os engenheiros da Nasa concentram a atenção em uma fissura de cerca de 10 por 15 centímetros em uma cobertura térmica na parte traseira do ônibus espacial, descoberta na sexta-feira depois do lançamento no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida.

A cobertura térmica protege a nave do reaquecimento produzido na entrada na atmosfera ao retornar à Terra.

A Nasa ainda não decidiu se serão necessários reparos na estrutura.

Os engenheiros também não têm certeza de que a rachadura teria acontecido por causa dos resíduos produzidos na sexta-feira durante o lançamento, ou por algum outro motivo.

Hoje, antes da chegada à ISS, o astronauta John "Danny" Olivas fotografou o interior da nave no local avariado.

Além de Olivas, também viajam na cabine do Atlantis o comandante Rick Sturckow e o piloto Lee Archambault, além dos especialistas James Reilly, Steven Swanson, e Patrick Forrester, e do engenheiro Clayton Anderson.

Anderson deverá substituir a astronauta Sunita Williams, membro da 15ª expedição da ISS, que voltará à Terra na nave depois de mais de seis meses no espaço.

De resto, exceto pela rachadura, o Atlantis está em plena forma, confirmaram as explorações feitas por uma câmera instalada em um braço robótico.

Segundo John Shannon, chefe da equipe da Nasa que administra a missão espacial, a cobertura "não é atualmente um motivo de grande preocupação". "Fora isso, a nave está muito limpa", acrescentou.

Os engenheiros podem fazer simulações por computador para determinar se a cobertura térmica danificada poderá representar um problema quando o Atlantis retornar à Terra.

Durante vários vôos do Discovery em 2005 e 2006 aconteceram problemas semelhantes nas placas térmicas situadas no mesmo local que a avariada agora, sem que isso representasse um problema.

O lado de fora do ônibus espacial não atinge temperaturas superiores aos 537 graus centígrados durante a reentrada na atmosfera, contra temperaturas de até 1.593 graus em outras partes.

Depois do desastre do Columbia, que se desintegrou durante a reentrada na atmosfera em fevereiro de 2003 devido a um problema em uma das asas, todas as missões espaciais levam uma equipe de reparos.

Os astronautas poderão verificar se a cobertura térmica precisa de reparos durante as caminhadas espaciais previstas.

Olivas será o encarregado da primeira caminhada da missão junto com o especialista Reilly. A segunda será feita pelos astronautas Forrester e Swanson.

Na segunda-feira, os astronautas deverão instalar a nova série de painéis solares na ISS, divulgou hoje a Nasa.

A missão STS-117 é a 21ª expedição a visitar a ISS. O Atlantis deverá retornar à Terra em 19 de junho. EFE tb ev/pa




US Multimídia


Publicidade


Enquete