Washington, 8 jun (EFE).- Tomar grandes doses de complementos de vitamina D reduz o risco de câncer, segundo confirma um estudo publicado hoje pela revista "American Journal of Clinical Nutrition".
A pesquisa, que foi realizada durante quatro anos, contou com a participação de 1.179 mulheres de mais de 55 anos de idade.
O estudo foi elaborado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Creighton, em Ohama (Nebraska), e revela que as mulheres que tomaram cálcio e 1.100 unidades internacionais de vitamina D reduziram o risco de desenvolver câncer, frente às que não ingeriram esta combinação.
Esta dose de vitamina D é muito maior que a de 400 unidades internacionais, habitualmente recomendada para os idosos.
O objetivo do estudo era determinar a eficácia do cálcio tomado como único complemento, e do cálcio ingerido junto à vitamina D, na redução do risco de diferentes tipos de câncer.
O corpo humano produz a vitamina D quando a pele está exposta à luz do sol, e a obtém de alguns alimentos como peixes, ovos e fígado. EFE cai gs