iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Bush se une aos americanos em dia de luto nacional

17/04 - 18:15 - AFP

O presidente George W. Bush uniu um país em luto nesta terça-feira, ao falar de um "dia de tristeza para toda nossa nação", referindo-se ao pior massacre já vivido por uma instituição escolar nos EUA.

"Este é um dia de luto para a comunidade de Virginia Tech e um dia de tristeza para toda nossa nação", declarou Bush, durante uma cerimônia solene de homenagem às vítimas na Universidade Virginia Tech, de Blacksburg (Virgínia, leste).

Diante de centenas de estudantes, professores e familiares arrasados pelo drama da véspera, Bush disse ter chegado em Blacksburg com sua mulher, a primeira-dama Laura, com o "coração cheio de pesar".

Ele expressou a incompreensão geral com este massacre à queima-roupa de 32 pessoas por um estudante sul-coreano, que se matou e cujas motivações continuam obscuras.

Bush exaltou o sentido de comunidade em seu discurso para estes jovens. Muitos vestiam as cores da universidade para esta cerimônia marcada por lágrimas, preces e a vontade de exorcizar a dor, tentando encontrar no próximo algum conforto.

Quando uma oradora garantiu que Virginia Tech vai se recuperar, os estudantes gritaram "let's go hokies" ("vamos lá, hokies"), seu típico grito de torcida.

"Neste momento de angústia, espero que saibam que, em todo o país, pensamos em vocês e pedimos a Deus que traga conforto a todos aqueles que foram atingidos", continuou Bush, lembrando das orações realizadas espontaneamente por "uma nação de luto".

"O dia de ontem começou como um dia comum (...) No final da manhã, tornou-se o pior dia de violência em um campus universitário da história americana", comentou o presidente.

"Para muitos de vocês, presentes aqui hoje, foi o pior dia de suas vidas. É impossível encontrar um sentido para tanta violência e tanto sofrimento", declarou.

Bush fez um apelo para o sentido de comunidade e solidariedade para que seja possível encontrar as forças necessárias.

"Neste terrível dia de luto, é difícil imaginar que chegará um dia em que a vida voltará ao normal em Virginia Tech, mas esse dia chegará", garantiu.

Hoje cedo, Bush determinou que as bandeiras de todos os prédios oficiais fiquem a meio pau até domingo.

lal/tt/sd





US Multimídia


Publicidade


Enquete