iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Marco importante é atingido no processo de santificação de João Paulo 2º

02/04 - 16:20 - AP

CIDADE DO VATICANO - O papa Bento 16 disse na segunda-feira que o caso de tornar o papa João Paulo 2º em santo vem progredindo rapidamente, indicando durante segundo aniversário da morte do pontífice estar a favor de sua canonização.

"Na comunhão dos santos, podemos ouvir a voz viva de nosso amado João Paulo, que da casa do Senhor, temos certeza, continua a acompanhar a Igreja", disse. 

O papa fez um discurso durante uma missa a céu aberto em homenagem a João Paulo 2º horas após oficiais da igreja acabarem formalmente sua investigação sobre a vida e as virtudes de João Paulo - um grande marco no processo de santificação do pontífice.

João Paulo esteve em uma rápida corrida sem precedentes em direção à beatificação desde que Bento 16 - apenas 41 dias após a morte de João Paulo em 2 de abril de 2005 - ignorou o tradicional período de espera de cinco anos e permitiu o início das investigações.

Bento respondeu aos clamores de "Santo Subito!" ou "Beatificação imediata!" ouvidos durante o funeral de João Paulo.

Tais clamores ainda são ouvidos, e para muitos fiéis, as novidades de segunda-feira foram bem-vindas mas bastante desnecessárias.

"Não há dúvidas para mim que ele já seja um santo", disse Teresa Broda, que veio à Roma com outros peregrinos poloneses de Katowice para o aniversário. Porém, acrescentou, "estou aqui com todo o meu coração". 

O cardeal Stanislaw Dziwisz, secretário particular do papa de longa data, esteve à frente dos pedidos pela canonização imediata.

"Já sabemos que ele é um santo", disse Dziwisz, porém acrescentou: "Não estamos com pressa. Queremos conduzir as coisas da maneira certa".

O cardeal falou aos repórteres após cinco cofres repletos de documentos sobre a vida de João Paulo foram selados com uma faixa vermelha e cera durante a cerimônia na Basílica de São João de Latrão, em Roma. Os baús serão agora enviados para a Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano, para avaliação.

Mas há poucas chances de que o caso se enfraqueça. O comissário e colaborador próximo de João Paulo, cardeal José Saraiva-Martins, deixou claro estar a favor da causa.

"Ele obviamente era um santo, o testamento vivo, e agora que estudo seu caso, ficou claro que minhas memórias estão presentes em meu coração e alma", disse Saraiva-Martins à rádio do Vaticano.

Na segunda-feira, a Congregação também recebeu documentações a respeito da suposta recuperação miraculosa de uma freira francesa, irmã Marie Simon-Pierre, que afirma ter sido curada do mal de Parkinson após rezar para João Paulo.

Os complicados procedimentos de santificação do Vaticano exigem que um milagre atribuído à intercessão do candidato seja confirmado antes de sua beatificação. Um segundo milagre após a beatificação é necessário para a canonização.

A Congregação apontará especialistas médicos para determinar se existem explicações médicas para a recuperação de Simon-Pierre. Teólogos então determinarão se a cura foi resultado de orações a João Paulo.

Se painéis de bispos e cardeais concordarem que João Paulo levou uma vida virtuosa e que a freira foi realmente curada miraculosamente pelo antigo papa, enviarão o caso a Bento 16. O papa então decidirá se seu predecessor merece a beatificação.

Durante seu sermão, Bento 16 não deu pista alguma de que isto irá acontecer. Porém também sugeriu que não demoraria muito, recebendo aplausos ao dizer que o processo de beatificação "progredia rapidamente".

Oficiais da igreja enfatizaram que gostariam de seguir os procedimentos da igreja durante a beatificação de João Paulo, dizendo querer evitar qualquer aparência de favoritismo e assegurando a investigação completa do caso.

"O processo de beatificação não é um assunto da mídia, é um assunto do Espírito Santo", disse o monsenhor Slawomir Oder, que lidera o caso, ao canal de televisão polonês TVN24 na segunda-feira. 

A freira Simon-Pierre, que estava em Roma para as cerimônias, disse à rádio do Vaticano não saber a razão de ter sido escolhida para ser curada. Mas notou que sua congregação, as Irmãzinhas das Maternidades Católicas, é especializada no cuidado de mulheres grávidas e bebês. 

"João Paulo 2º sempre defendeu os valores da vida, e sempre proclamou tais valores pelo mundo", disse.

- Nicole Winfield





US Multimídia

AFP

» Mais Vídeos


Publicidade


Enquete