Logroño (Espanha), 28 mar (EFE).- O cientista Lawrence J.
Cheskin, da Universidade John Hopkins, em Baltimore (Estados Unidos), descobriu que o consumo de cogumelo tem grande importância no controle do peso das pessoas.
O nutricionista e membro da Academia Australiana de Nutrição e Saúde, Glen Cardwell, apresentou hoje em Logroño (Espanha) alguns resultados preliminares dessa pesquisa, que será divulgada em maio e cujo avanço será publicado na revista "Mushroom Council Nutrition Research Update", da Associação de Cultivadores de Cogumelo dos Estados Unidos.
A pesquisa foi feita com cerca de dez adultos, não idosos, aos quais por quatro dias foram oferecidos carne e cogumelo.
Depois de alguns dias, verificou-se que o consumo calórico em quilojoules (kJ) dos que comeram cogumelo foi menor que o esperado para a quantidade ingerida e, além disso, seu efeito de saciedade durava mais nessas pessoas.
Cardwell disse que "seus resultados preliminares são muito promissores na ajuda ao controle de peso", já que o estudo aumentará a ingestão de cogumelo durante três meses para certificar seus resultados.
Em sua conferência, também referiu-se a outros estudos que associam as propriedades saudáveis do cogumelo à inibição do crescimento do tumor do câncer de mama e de próstata.
Atualmente, disse, os estudos são mais promissores no caso do câncer de mama.
Também destacou o aumento gradativo do consumo do cogumelo no mundo.
Na Austrália, disse, o consumo passou de meio quilo per capita em 1975 para três quilos em 2006, número que ainda está "muito longe" do consumo na China, onde chega a dez quilos.
Na sua opinião, dado que os estudos cada vez associam mais propriedades saudáveis ao cogumelo, e do ponto de vista médico, "o ideal seria uma ingestão de cinco quilos per capita". EFE pmg an