Woody Allen, Godard e Saramago no segundo fim de semana na Mostra

Novo longa de Thomas Vinterg e despedidas também estão na programação

iG São Paulo |

Divulgação
Naomi Watts e Josh Brolin: casal com problemas em "Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos"
O segundo final de semana da 34ª Mostra de São Paulo traz a pre-estreia de "Você Vai Conhecer o Homem de Seus Sonhos", novo filme de Woody Allen. O diretor fez um breve e a Nova York com "Tudo Pode Dar Certo", mas voltou à Europa, onde encontra o dinheiro para produzir seus filmes. "Você Vai Conhecer o Homem de Seus Sonhos" é o primeiro fruto desse retorno e traz a velha mistura de drama, romance e comédia que caracteriza sua safra da maturidade. Um casal (Anthony Hopkins e Gemma Jones) enfrenta a velhice, uma vidente entra na história. A filha dos dois, Naomi Watts, está num casamento frustrado com Josh Brolin, e ambos redirecionam suas energias para Antonio Banderas e Freida Pinto ("Quem Quer Ser Um Milionário?"). O filme entra em cartaz dia 26 de novembro.

Divulgação
Saramago e a mulher, Pilar, em cena afetiva
Nunca fácil, mas sempre assistido, Jean Luc Godard, prestes a virar octagenário, volta à baila com "Filme Socialismo", exibido em Cannes neste ano. Composto por três movimentos – "As Coisas São Assim", "Nossa Europa" e "Nossas Humanidades" –, traça comentários sobre a sociedade contemporânea, inclusive textualmente, com frases sobrepostas sobre as imagens. Nenhuma novidade na obra do mestre francês, veterano da Nouvelle Vague, nem mesmo os relatos de que o filme complica a vida do espectador.

É a estreia também do documentário "José & Pilar". A câmera de Miguel Gonçalves Mendes seguiu o finado escritor José Saramago e sua mulher, a jornalista espanhola Pilar del Río, por três anos, da residência do casal, na ilha de Lanzarote, às viagens do ganhador do Nobel de Literatura pelo mundo. O resultado de cerca de 230 horas de gravação deu origem ao filme, que não só flagra a intimidade dos dois, mas as ideias do autor, que escrevia seu penúltimo livro, "A Viagem do Elefante". O filme foi exibido recentemente do Festival do Rio, na presença de Pilar.

Divulgação
A dura realidade no dinamarquês "Submarino"
Exibido no Festival de Berlim, no início do ano, "Submarino" acompanha dois irmãos com um passado trágico. Distantes na vida adulta, se reencontram no enterro da mãe, uma alcoólatra na infância da dupla. Agora, um deles acaba de sair da prisão e o outro, viciado em drogas, tenta criar o filho. Thomas Vinterberg é, além de Lars Von Trier, o outro grande nome saído do movimento Dogma 95, inaugurado com o impactante "Festa de Família" (1998). "Submarino" fundamenta a volta de Vinterberg a sua terra-natal, depois de dois longas nos Estados Unidos ("Dogma do Amor", "Querida Wendy") e um novo fracasso na Dinamarca.

O final de semana é a última chance de assistir a três longas que foram destaque na programação: "O Estranho Caso de Angélica", surpresa do centenário cineasta português Manoel de Oliveira, exibido na abertura; "Machete", bobagem de ação mexicana de Robert Rodriguez; e "Não Me Deixe Jamais", adaptação do romance do japonês Kazuo Ishiguro, com Carey Mulligan, Keira Knightley e Andrew Garfield.

"Você Vai Conhecer o Homem de Seus Sonhos"
Direção de Woody Allen (EUA), 98 minutos
Unibanco Arteplex 3, 30/10 (sábado), 16h50, sessão 828
Espaço Unibanco Pompeia 1, 31/10 (domingo), 18h50, sessão 1009

"Filme Socialismo"
Direção de Jean-Luc Godard (França), 101 minutos
Reserva Cultural 1, 30/10 (sábado), 19h20, sessão 883

"José & Pilar"
Direção de Miguel Gonçalves Mendes (Portugal), 125 minutos
Unibanco Arteplex 1, 30/10 (sábado), 20h10, sessão 820
Cine Livraria Cultura 1, 31/10 (domingo), 21h30, sessão 974

"Submarino"
Direção de Thomas Vinterberg (Dinamarca), 110 minutos
Reserva Cultural 1, 30/10 (sábado), 21h30, sessão 884

"O Estranho Caso de Angélica"
Direção de Manoel de Oliveira (Portugal), 95 minutos
Cinesesc, 30/10 (sábad), 19h20, sessão 888

"Machete"
Direção de Robert Rodriguez e Ethan Maniquis (EUA), 107 minutos
Cinemark Shopping Eldorado 7, 31/10 (domingo), 21h00, sessão 1004

"Não Me Deixe Jamais"
Direção de Mark Romanek (Reino Unido), 103 minutos
Belas Artes 2, 30/10 (sábado), 18h00, sessão 893

    Leia tudo sobre: mostra de são paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG