Wim Wenders concretiza ficção e exibe fotos no Masp

Cineasta alemão também ganha retrospectiva parcial na Mostra de São Paulo

Marco Tomazzoni, iG São Paulo |

Dois anos depois de projetar seu último filme, " Palermo Shooting ", na Mostra de São Paulo, Wim Wenders volta ao evento, desta vez para inaugurar uma exposição de fotos inédita, nesta quarta-feira (20). Há, inclusive, uma curiosidade: em "Palermo Shooting", o personagel principal, um fotógrafo, planeja uma mostra de seu trabalho no Museu de Arte de São Paulo, o Masp, mesmo local onde Wenders vai exibir suas fotos. A ficção virou realidade? Coincidência? Boas perguntas.

Batizada de "Lugares, estranhos e quietos", a exposição reúne 23 fotografias de cidades de diferentes países – Japão, Alemanha, Israel, Estados Unidos e Armênia estão representados, além do próprio Brasil, com cliques de São Paulo e Salvador. Algumas imagens chegam a ter mais de quatro metros de altura. "Serão fotos gigantes, uma ampliação fantástica", afirmou o diretor e fundador da Mostra, Leon Cakoff, no lançamento da 34ª edição da Mostra de São Paulo.

Wenders está desde sábado na capital paulista, cuidando pessoalmente do últimos detalhes da exposição. Fótografo experiente, desde o início da carreira costuma registrar os bastidores das filmagens que conduz e as viagens que faz. Tem vários livros de fotos publicados e já expôs seus trabalhos em vários museus ao redor do mundo. As imagens de "Lugares, estranhos e quietos", aliás, serão reunidas em um livro homônimo, através de uma parceria com a editora Imprensa Oficial.

Além da exposição, Wenders assina um dos cartazes da Mostra e exibe quatro filmes na programação: "Até o Fim do Mundo", "Asas do Desejo", "Paris, Texas" e "O Filme de Nick". Inédito em DVD no Brasil, "Até o Fim do Mundo" (1991), estrelado por William Hurt vem ao país em versão do diretor, com 280 minutos, quase duas horas a mais da versão que foi chegou aos cinemas.

Serviço – "Lugares, estranhos e quietos" de Wim Wenders . Masp (Av. Paulista, 1578). De 21 de outubro a 16 de janeiro de 2011. (11) 3251-5644. Terças, quartas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h; quintas, das 11h às 20h. A bilheteria fecha uma hora antes. Ingressos: R$ 15 (grátis nas terças).

Serviço – Wim Wenders na 34ª Mostra de São Paulo
"Até o Fim do Mundo Director´s Cut": no dia 23, às 15h, na Sala Petrobras, na Cinemateca Brasileira; e na sala 2 do Cine Livraria Cultura, às 16h
"Asas do Desejo": no dia 24, às 14h, no Cine Livraria Cultura, sala 2; e no dia 27, às 14h30, no Unibanco Arteplex, sala 6
"O Filme de Nick": no dia 24, às 23h, no Cine Livraria Cultura, sala 2
"Paris, Texas": no dia 24, às 18h50, no Cine Livraria Cultura, sala 2

    Leia tudo sobre: wim wendersmostra de são paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG