Veja dez dicas de filmes para o final de semana na Mostra de SP

Lista traz três clássicos do cinema, um premiado em Cannes e os bastidores de "Tropa de Elite 2"; faça sua escolha

iG São Paulo |

A Mostra de Cinema de São Paulo traz a 22 salas de exibição da capital paulista uma seleção de cerca de 250 títulos. O iG selecionou dez filmes que poderão ser vistos neste sábado (dia 22) e domingo (dia 23).

"Laranja Mecânica"
Exibida em Cannes para comemorar os 40 anos da estreia, a versão restaurada de "Laranja Mecânica" será projetada pela primeira vez no Brasil neste sábado (22). Cultuado no mundo inteiro, o longa de Stanley Kubrick veio ao país acompanhado do documentário francês "Era Uma Vez... Laranja Mecânica", que recupera o impacto que o filme teve na estreia. Após a sessão no Cinesesc, o produtor Jan Harlan, cunhado e parceiro de Kubrick em vários trabalhos, vai debater com o público.
"Laranja Mecânica" : Cinesesc, sábado (22), 22h10, sessão 90
"Era Uma Vez... Laranja Mecânica" : Arteplex 3, sábado (22), 19h30, sessão 15; Cine Livraria Cultura 2, domingo (23), 21h, sessão 219

Siga o iG Cultura no Twitter

"A Doce Vida"
O clássico de Federico Fellini se despede da programação da Mostra neste final de semana. Vai ser a última chance de comemorar em grande estilo, com a cópia restaurada do filme, o centenário de nascimento do compositor italiano Nino Rota, que embala a jornada reflexiva do jornalista interpretado por Marcello Mastroianni.
Cinemateca - sala BNDES, sábado (22), 19h20, sessão 146
Cinemateca - sala Petrobras, domingo (23), 19h20, sessão 185

"Acorazado"
A estreia em longa-metragem do mexicano Alvaro Curiel de Icaza faz piada com a política internacional e o socialismo. Na pindaíba no México, Silverio (Silverio Palacios) decide tentar a vida nos EUA. Em vez de tentar a sorte na fronteira, ele resolve converter seu táxi num barco e desembarcar na costa de Miami. A surpresa é que o tiro sai pela culatra e o ex-sindicalista vai parar noutra praia: em Cuba.
Espaço Unibanco Pompeia 1, sábado (22), 22h10, sessão 157

"Small Town Murder Songs"
Protagonizado pelo ator sueco Peter Stormare, o filme mostra um chefe de polícia incompetente que se vê forçado a investigar um caso de estupro seguido de assassinato. Quando as pistas levam à sua ex-namorada, ele entra de cabeça para provar que a moça, na verdade, está encobrindo o atual companheiro.
Cinemateca - sala BNDES, sábado (22), 14h00, sessão 143

Divulgação
Vivien Leigh e Marlon Brando em cena de "Uma Rua Chamada Pecado", clássico do cineasta Elia Kazan
"Uma Rua Chamada Pecado"
Um dos maiores clássicos do diretor Elia Kazan, "Uma Rua Chamada Pecado" adapta a peça homônima de Tennesse Williams. Em visita à sua irmã mais nova, que espera seu primeiro filho, Blanche duBois tenta esquecer todos os problemas que passou até o momento. O enfrentamento de seu cunhado, um homem rude e grosseiro, acaba trazendo à tona o passado da moça, o que abala a vida de todos. O filme recebeu quatro prêmios no Oscar , entre eles os de melhor atriz para Vivien Leigh e melhor atriz coadjuvante para Kim Hunter.
Cinemateca - sala BNDES, sábado (22), 17h00, sessão 145
MIS - Museu da Imagem e do Som, domingo (23), 14h00, sessão 240

"Kaidan Horror Classics"
Compilação de histórias de terror japonesas, "Kaidan Horror Classics" reúne trabalhos distintos de quatro cineastas. "The Whistler", de Tsukamoto Shinya, gira em torno do ciúme de uma mulher diante das cartas de amor recebidas por sua irmã. "The Nose", de Lee Sang-il, acompanha um monge medieval que causa acidentalmente a morte de um jovem. "The Arm", de Ochiai Masayuki, retrata o estranho pedido de um senhor, que quer emprestado o braço de uma garota. "The Days After", de Hirokazu Kore-eda, mostra um casal visitado pelo filho que morreu.
Reserva Cultural 1, sábado (22), 21h40, sessão 130

Divulgação
O diretor José Padilha e o produtor Marcos Prado no set de "Tropa de Elite 2"
"Making Of - Tropa de Elite 2"
Na esteira do sucesso de "Tropa de Elite 2" , o longa "Making Of - Tropa de Elite 2" mostra os bastidores do fenômeno do cinema brasileiro, com depoimentos do diretor, José Padilha , do ator Wagner Moura e do restante do elenco e equipe, entre eles o roteirista Bráulio Mantovani e o montador Daniel Rezende.
Unibanco Arteplex 1, sábado (22), 27h30, sessão 108
Cine Livrarica Cultura 2, domingo (23), 14h00, sessão 215

"Os Contos da Noite"
De Michel Ocelot, França, 84 minutos
O diretor de "Kirikou e a Feiticeira" e "As Aventuras de Azur e Asmar" volta com outra animação deslumbrante. Se as histórias de Michel Ocelot já eram fantasias deliciosas, agora esse apetite faz parte do roteiro, em que três amigos se reúnem num antigo cinema para dar asas à imaginação e materializar contos fantásticos. Concebido como 3D, o filme chega ao Brasil na versão em duas dimensões.
Cine Olido, sábado (22), 18h50, sessão 125
Reserva Cultural 1, domingo (23), 19h40, sessão 213

"Era Uma Vez na Anatólia"
De Nuri Bilge Ceylan, Turquia, 157 minutos
Para a diretora da Mostra de São Paulo, Renata Almeida, "Era Uma Vez na Anatólia" foi um dos melhores filmes exibidos em Cannes neste ano, de onde saiu com o Grande Prêmio do Júri. Nenhuma novidade para o diretor Nuri Bilge Ceylan, que teve seus três longas anteriores – "Distante" (2002), "Climas" (2006) e "Três Macacos" (2008) – premiados no festival e mundo afora. Ao longo de duas horas e meia, sem pressa e com ritmo próprio, o cineasta turco proporciona um mergulho no interior da Turquia, na Anatólia, em que os habitantes de um povoado procuram um corpo enterrado.
Cine Livraria Cultura 1, sábado (22), 19h30, sessão 95
Cinemateca - sala BNDES, domingo (23), 15h30, sessão 227

"Habemus Papam"
De Nanni Moretti, Itália, 102 minutos
O ator, diretor e roteirista Nanni Moretti ("O Crocodilo", "O Quarto do Filho", "Abril") fez um registro bastante particular dos bastidores da escolha do papa em "Habemus Papam" . Enquanto a população espera ansiosa pela fumaça branca sair do conclave e o anúncio do nome do próximo chefe da Igreja Católica, no Vaticano os cardeais precisam lidar com o colapso nervoso do papa eleito – Moretti interpreta, inclusive, o psicanalista chamado às pressas e com discrição para solucionar o problema. Humor, crítica e tensão nessa fábula religiosa.
Unibanco Arteplex 3, domingo (23), 21h30, sessão 201

    Leia tudo sobre: mostra de são paulocinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG