Raul Seixas e histórica banda de rap serão dissecados na Mostra

Cantor brasileiro e grupo A Tribe Called Quest são temas de documentários que serão exibidos no evento paulista

iG São Paulo |

"Não Estou Lá" (sobre Bob Dylan), "Velvet Goldmine" (glam rock), "CSNY/Dejà Vu" (Neil Young), "Control" (Ian Curtis), "Anvil" (Anvil), "A Festa Nunca Termina" (cena de Manchester), "A Todo Volume" (Jimmy Page, The Edge, Jack White). A Mostra de Cinema de São Paulo tem uma boa tradição em exibir filmes que colocam a música pop como fio condutor.

Neste ano, talvez devido à decisão de apresentar apenas produções inéditas , a música aparece tímida na programação do evento. Mas há boas opções.

Divulgação
Cena do filme 'Batidas, Rimas & Vida: As Viagens de A Tribe Called Quest'

O grupo A Tribe Called Quest tornou-se bastante conhecido nos anos 1990 por fazer rap a partir de uma rica influência musical (soul, jazz, funk) e com letras que escapavam do vocabulário violência-mulheres-joias que dominava o gênero nos EUA.

Veja letras e ouça músicas do A Tribe Called Quest

A banda, originária de Nova York, produziu discos fundamentais para o rap, como "Beats, Rhymes and Life", lançado em 1996. Muitas das letras do álbum miram questões sociais, como a rivalidade entre rappers das costas leste e oeste dos EUA. Chegou ao primeiro lugar da parada norte-americana.

O disco dá nome ao documentário "Batidas, Rimas & Vida: As Viagens de A Tribe Called Quest", dirigido pelo ator Michael Rapaport . O filme recupera a história da banda desde a sua formação, passando por bastidores de sua trajetória até chegar aos dias atuais.

Um documentário que deve atrair bom número de espectadores é "Marcelo Yuka no Caminho das Setas" , de Daniela Broitman.

Leia também: Documentário desvenda Marcelo Yuka

O filme retrata Yuka desde sua época na banda O Rappa. O músico, de 34 anos, foi atingido por nove tiros em 2000 e ficou paraplégico.

Veja letras e ouça músicas de Marcelo Yuka

Ícone do rock brasileiro, Raul Seixas será revivido em "Raul - O Início, O Fim e o Meio" , do cineasta Walter Carvalho ("Janela da Alma", "Budapeste"). O longa se apoia em entrevistas com ex-mulheres e amigos do cantor, com produtores musicais, além de trazer imagens de arquivo, tudo para tentar entender a importância do autor de "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás".

Veja letras e ouça músicas de Raul Seixas

Há a presença, por exemplo, de Nelson Motta: "É Impossível uma banda querer fazer rock no Brasil e ignorar o Raul". "O que é um casamento? É um respeito mútuo, amizade e sexo. No meu casamento com Raul tinha tudo, menos sexo", explica Paulo Coelho, co-autor de canções como "Sociedade Alternativa".

Leia também: “Raul – O Início, o Fim e o Meio” é para fanáticos

Veja abaixo vídeo sobre a exibição do documentário de Raul Seixas no Festival do Rio :

null

Um dos principais compositores da música popular brasileira, Noel Rosa já foi tema de filme: "Noel - Poeta da Vila" (2006), dirigido por Ricard Van Steen - e foi interpretado por Chico Buarque em "O Mandarim" (1995). O autor de "Conversa de Botequim" e "Com Que Roupa?" é revisto por uma lente pop-rock em "A Alma Roqueira de Noel".

Veja letras e ouça músicas de Noel Rosa

No filme, Paulo Miklos (Titãs) monta um show em homenagem ao sambista. Há participações de Osvaldinho da Cuíca, Fabiana Cozza, Rappin' Hood e Mallu Magalhães .

O samba está em "Coração do Samba", no qual a diretora Thereza Jessouroun mergulha nos bastidores da bateria da Mangueira.

Acesse o especial Mostra de Cinema de São Paulo

    Leia tudo sobre: Mostra de São Paulorapmarcelo yukaraul seixas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG