Juliette Binoche, cinema indiano, cotados ao Oscar e Vik Muniz entre as dicas

Uma das obras de
Divulgação
Uma das obras de "Lixo Extraordinário"
"Lixo Extraordinário"
Artista brasileiro mais baladado no exterior, Vik Muniz continuou a inovar ao usar materiais inusitados em seus trabalhos em "Lixo Extraordinário" – como o título já entrega, no caso são os resíduos solídos recolhidos no Jardim Gramacho, na região metropolitana do Rio, o maior aterro sanitário do mundo. Acompanhado por uma equipe de gravação britânica, Muniz recrutou trabalhadores do local para ajudar no projeto e mudou suas vidas. As obras rodaram o mundo, deram dinheiro e autoestima para a comunidade. A edificante história de transformação social arrebatou plateias em festivais importantes (Berlim, Sundance) e não deve ser diferente no Brasil. Unibanco Arteplex 2, sábado, 19h00, sessão 115; Cine Livraria Cultura 1, domingo, 18h10, sessão 257. Duração: 99 minutos.

Mídia arma circo para suicídio na Índia
Divulgação
Mídia arma circo para suicídio na Índia
"Peepli ao Vivo"
Sem um tostão, dois irmãos agricultores, Budhia e Natha, não sabem o que fazer para pagar suas dívidas em Peepli, pequena cidade no interior indiano. Eles descobrem que o governo decidiu indenizar famílias de camponeses com casos de suicídio e a morte de Natha parece ser a solução de seus problemas. A televisão fica sabendo do caso e pronto, o circo está criado. Estreia em longa-metragem de Anusha Rizvi, com produção de Aamir Khan, astro de Bollywood. Cine Livraria Cultura 2, sábado, 14h00, sessão 158; Cine Tam 4, domingo, 19h, sessão 291. Duração: 106 minutos.

Juliette Binoche no filme de Abbas Kiarostami
Divulgação
Juliette Binoche no filme de Abbas Kiarostami
"Cópia Fiel"
Um pouco diferente dos trabalhos rodados por Abbas Kiarostami no Irã ("Gosto de Cereja", "Onde Fica a Casa do Meu Amigo"), "Cópia Fiel" vai por um caminho mais complexo ao enfocar a relação de um homem e uma mulher: Juliette Binoche, dona de uma galeria de arte (premiada em Cannes), e o barítono William Shimell, estreando no cinema, no papel de um escritor. Os dois se encontram na Itália e o roteiro vai se revelando aos poucos, lentamente, o que pode desagradar a alguns. O filme estreia em março de 2011. Reserva Cultural 1, sábado, 14h30, sessão 170; Belas Artes 2, domingo, 19h50, sessão 282. Duração: 106 minutos.


Trio inseperável: estrelas em ascensão
Divulgação
Trio inseperável: estrelas em ascensão
"Não Me Deixe Jamais"
Segundo longa-metragem do diretor de videoclipes Mark Romanek (o primeiro foi "Retratos de uma obsessão", com Robin Williams), a adaptação do romance "Não Me Abandone Jamais", do japonês Kazuo Ishiguro, tem o mérito de reunir três jovens astros ascendentes de Hollywood – Carey Mulligan ("Educação", "Wall Street 2"), Andrew Garfield (o novo Homem-Aranha) e a quase veterana Keira Knightley – já se fala, aliás, em indicações a Mulligan e Knightley. Numa realidade alternativa na Inglaterra, o trio de amigos interpretado pelos protagonistas acaba descobrindo a verdade da escola onde estudam. O filme não foi muito bem nas bilheterias norte-americanas, mas os produtores apostam numa sorte melhor na Europa. Unibanco Arteplex 2, sábado, 00h00, sessão 117; Espaço Unibanco 3, domingo, 18h10, sessão 266. Duração: 103 minutos.

Longa da Coreia do Sul: sem estranhamento
Divulgação
Longa da Coreia do Sul: sem estranhamento
"Poesia"
O cinema sul-coreano é cheio de filmes excêntricos – e os diretores Bong Joon-Ho ("Mother", "O Hospedeiro") e Chan-wook Park ("Sede de Sangue"), seus representantes ilustres. "Poesia" segue pelo caminho contrário, ao mostrar uma idosa que, depois de tomar contato com poemas, passa a perceber as belezas do mundo nos lugares e objetos mais singelos. A história, no entanto, acaba por mostrar a ela que nem tudo é tão bonito assim. Indicado à Palma de Ouro em Cannes. Direção de Lee Chang-dong, antigo ministro da cultura de seu país e competidor frequente do circuito de festivais. Espaço Unibanco Pompeia 1, sábado, 15h50, sessão 197; Unibanco Arteplex 1, domingo, 21h40, sessão 215. Duração: 139 minutos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.