Os destaques da programação do final de semana na Mostra

Juliette Binoche, cinema indiano, cotados ao Oscar e Vik Muniz entre as dicas

iG São Paulo |

Divulgação
Uma das obras de "Lixo Extraordinário"
"Lixo Extraordinário"
Artista brasileiro mais baladado no exterior, Vik Muniz continuou a inovar ao usar materiais inusitados em seus trabalhos em "Lixo Extraordinário" – como o título já entrega, no caso são os resíduos solídos recolhidos no Jardim Gramacho, na região metropolitana do Rio, o maior aterro sanitário do mundo. Acompanhado por uma equipe de gravação britânica, Muniz recrutou trabalhadores do local para ajudar no projeto e mudou suas vidas. As obras rodaram o mundo, deram dinheiro e autoestima para a comunidade. A edificante história de transformação social arrebatou plateias em festivais importantes (Berlim, Sundance) e não deve ser diferente no Brasil. Unibanco Arteplex 2, sábado, 19h00, sessão 115; Cine Livraria Cultura 1, domingo, 18h10, sessão 257. Duração: 99 minutos.

Divulgação
Mídia arma circo para suicídio na Índia
"Peepli ao Vivo"
Sem um tostão, dois irmãos agricultores, Budhia e Natha, não sabem o que fazer para pagar suas dívidas em Peepli, pequena cidade no interior indiano. Eles descobrem que o governo decidiu indenizar famílias de camponeses com casos de suicídio e a morte de Natha parece ser a solução de seus problemas. A televisão fica sabendo do caso e pronto, o circo está criado. Estreia em longa-metragem de Anusha Rizvi, com produção de Aamir Khan, astro de Bollywood. Cine Livraria Cultura 2, sábado, 14h00, sessão 158; Cine Tam 4, domingo, 19h, sessão 291. Duração: 106 minutos.

Divulgação
Juliette Binoche no filme de Abbas Kiarostami
"Cópia Fiel"
Um pouco diferente dos trabalhos rodados por Abbas Kiarostami no Irã ("Gosto de Cereja", "Onde Fica a Casa do Meu Amigo"), "Cópia Fiel" vai por um caminho mais complexo ao enfocar a relação de um homem e uma mulher: Juliette Binoche, dona de uma galeria de arte (premiada em Cannes), e o barítono William Shimell, estreando no cinema, no papel de um escritor. Os dois se encontram na Itália e o roteiro vai se revelando aos poucos, lentamente, o que pode desagradar a alguns. O filme estreia em março de 2011. Reserva Cultural 1, sábado, 14h30, sessão 170; Belas Artes 2, domingo, 19h50, sessão 282. Duração: 106 minutos.


Divulgação
Trio inseperável: estrelas em ascensão
"Não Me Deixe Jamais"
Segundo longa-metragem do diretor de videoclipes Mark Romanek (o primeiro foi "Retratos de uma obsessão", com Robin Williams), a adaptação do romance "Não Me Abandone Jamais", do japonês Kazuo Ishiguro, tem o mérito de reunir três jovens astros ascendentes de Hollywood – Carey Mulligan ("Educação", "Wall Street 2"), Andrew Garfield (o novo Homem-Aranha) e a quase veterana Keira Knightley – já se fala, aliás, em indicações a Mulligan e Knightley. Numa realidade alternativa na Inglaterra, o trio de amigos interpretado pelos protagonistas acaba descobrindo a verdade da escola onde estudam. O filme não foi muito bem nas bilheterias norte-americanas, mas os produtores apostam numa sorte melhor na Europa. Unibanco Arteplex 2, sábado, 00h00, sessão 117; Espaço Unibanco 3, domingo, 18h10, sessão 266. Duração: 103 minutos.

Divulgação
Longa da Coreia do Sul: sem estranhamento
"Poesia"
O cinema sul-coreano é cheio de filmes excêntricos – e os diretores Bong Joon-Ho ("Mother", "O Hospedeiro") e Chan-wook Park ("Sede de Sangue"), seus representantes ilustres. "Poesia" segue pelo caminho contrário, ao mostrar uma idosa que, depois de tomar contato com poemas, passa a perceber as belezas do mundo nos lugares e objetos mais singelos. A história, no entanto, acaba por mostrar a ela que nem tudo é tão bonito assim. Indicado à Palma de Ouro em Cannes. Direção de Lee Chang-dong, antigo ministro da cultura de seu país e competidor frequente do circuito de festivais. Espaço Unibanco Pompeia 1, sábado, 15h50, sessão 197; Unibanco Arteplex 1, domingo, 21h40, sessão 215. Duração: 139 minutos

    Leia tudo sobre: mostra de são paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG