Mostra de São Paulo abre nesta sexta; veja dicas para evitar dor de cabeça

Tradicional evento vai exibir cerca de 250 filmes em 22 salas da capital paulista

Guss de Lucca, iG São Paulo |

Nesta sexta-feira (dia 21), a 35ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo estará aberta ao público. O evento, que terá cerca de 250 títulos espalhados por 22 salas de exibição, é uma oportunidade para entrar em contato com filmes realizados em países como Suécia, Malásia e Afeganistão. Alguns deles premiados em festivais internacionais, como "Fausto" , de Alexander Sokurov, ganhador do Leão de Ouro no último Festival de Veneza.

Divulgação
"Fausto", de Alexander Sokurov, foi vencedor do Festival de Veneza e será exibido na Mostra de São Paulo
Além de poder assistir a produções recentes, o evento promove retrospectivas de cineastas consagrados e exibe versões restauradas de clássicos. Nesta edição, os diretores Aleksei German, Elia Kazan e Sergei Paradjanov terão parte de suas filmografias exibidas, enquanto cópias atualizadas de "Laranja Mecânica" e "Taxi Driver" poderão ser conferidas.

Siga o iG Cultura no Twitter

A Mostra também permite que o expectador conheça filmes brasileiros que nem sempre entram em cartaz no circuito comercial, caso do drama "Boca Do Lixo" , exibido na edição de 2010 e ainda inédito. Da mesma forma, o festival exibe clássicos que marcaram a história do cinema nacional, como "Carnaval Atlântida", comédia de 1952 estrelada por Oscarito e Grande Otelo.

Leia também: Mostra Internacional de São Paulo "encolhe" em 2011

Fora das salas de exibição, a programação promove encontros entre o público e profissionais da indústria cinematográfica por meio de palestras e debates. O cineasta canadense Atom Egoyan, diretor de "Verdade Nua" e "O Preço da Traição" , ministrará uma oficina gratuita na FAAP, em 27 de outubro.

Outro momento de aproximação entre trabalhadores do cinema e espectadores é "Os Filmes da Minha Vida", bate-papo em que artistas e personalidades falam sobre as produções que exerceram alguma influência em suas vidas. Participarão desta edição o diretor Jorge Furtado, o ator Selton Mello , a diretora Laís Bodanzky e o escritor Marcelo Rubens Paiva , entre outros.

Por onde começar?

Quem está acostumado aos filmes exibidos no circuito comercial, em sua maioria produzidos em Hollywood, pode passar por momentos difíceis na Mostra de Cinema. Além do choque da linguagem, algumas produções do evento não seguem a estrutura de roteiro disseminada pelos estúdios norte-americanos.

Por isso, é aconselhável num primeiro momento evitar filmes que abusam de experimentalismos e optam por linguagens conceituais. Isso não quer dizer que um novato na Mostra não possa gostar de um filme iraniano que tenha apenas dois diálogos e nenhuma trilha sonora.

Apesar de contar com produções voltadas à reflexão, a lista de filmes do evento contempla os mais diversos estilos. Na programação deste ano, há espaço para comédias como a italiana "Habemus Papam" e para o terror, como o japonês "Kaidan Horror Classics".

Procurar no site oficial do evento filmes com histórias atrativas é essencial, mas não deixe de aproveitar as ferramentas de busca da internet para saber mais sobre o diretor, seus trabalhos anteriores e estilo de filmagem, por exemplo.

Mesmo assim, surpresas para o bem e para o mal podem ocorrer - e nem mesmo críticos de cinema veteranos estão salvos disso. "Um dos grandes baratos da Mostra é justamente entrar em filmes um pouco no escuro, sem tantas referências. Lembro de ver 'O Homem da Linha', de Jos Stelling, e dormir durante a projeção. Mas nunca saio realmente muito bravo, pois entendo que faz parte do jogo", conta o colunista do iG Ricardo Calil .

Divulgação
Cena da comédia italiana "Habemus Papam", produção dirigida e estrelada por Nanni Moretti (centro)
A compra de ingressos para os filmes da Mostra pode ser efetuada de duas maneiras: nas bilheterias dos cinemas onde as produções serão exibidas, mas apenas no dia da exibição, ou pela internet, com até um dia de antecedência. Por isso, se você escolher comprar os ingressos na bilheteria, é importante estar com a programação do evento à mão. Se as entradas estiverem esgotadas, dá para pesquisar filmes em exibição em salas próximas.

Outra peculiaridade é a assiduidade dos frequentadores. Não é incomum cruzar com pessoas que, após comprar pacotes de ingressos , entram na primeira sessão de uma sala e só deixam o local ao fim da última exibição.

Leia também: Morre Leon Cakoff, fundador da Mostra de Cinema de São Paulo

A 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontece entre 21 de outubro e 3 de novembro. Para saber mais sobre as salas e horários, acesse o site oficial do evento .

    Leia tudo sobre: mostra de são paulocinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG