Cinco opções de filmes para esta quarta na Mostra de São Paulo

Dois premiados em festivais internacionais e um representante do perseguido cinema iraniano: faça sua escolha

iG São Paulo |

A Mostra de Cinema de São Paulo traz a 22 salas de exibição da capital paulista uma seleção de cerca de 250 títulos. O iG selecionou cinco filmes que poderão ser vistos nesta quarta-feira (dia 26).

Siga o iG Cultura no Twitter

O filme iraniano "Um.Dois.Um" é mais um exemplo de perseverança da indústria cinematográfica do país, que tem sofrido com uma onda de detenção e prisão de cineastas pelo governo . A produtora do filme, Katayoun Shahabi, é apenas uma das detidas no Irã, assim como o diretor Jafar Panahi, cujo documentário "Isto Não É Um Filme" também é exibido no evento.

A história, dirigida por Mania Akbari, que se encontra no Brasil e vai participar do debate organizado após a sessão desta quarta, retrata uma mulher que se envolve num triângulo amoroso e precisa encontrar autoconfiança diante de uma sociedade em que os padrões são baseados na beleza feminina.

Outra estreia na programação da Mostra é "Frango com Ameixas", filme de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud que faz parte dos imperdíveis desta edição . Ambientado em Teerã, em 1958, o longa conta a história de um músico (Mathieu Amalric) que decide morrer depois que sua mulher (Maria de Medeiros) quebra seu tar, instrumento iraniano similar a um violino.

Vencedor do prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza 2010, "Attenberg" mostra como a jovem Marina (Ariane Labed) encara a vida e os relacionamento enquanto cuida do pai moribundo. Estranheza e humor muito peculiares dão o tom à produção, que começa com duas personagens beijando-se de maneira quase cômica.

O filme russo "Elena" é outro premiado no exterior. Ganhador do prêmio principal da Mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes , o longa de Andrey Zvyagintsev conta como a personagem Elena bola um plano para ajudar o filho e seus netos, sabendo que o marido, um homem rico a espera da morte, pretende deixar tudo para sua filha negligente.

Leia também: “Era uma Vez na Anatólia” traz experiência essencial, por Ricardo Calil

Entre os documentários o destaque fica com "Batidas, Rimas & Vida: As Viagens de A Tribe Called Quest". A produção enfoca os dramas e histórias de bastidores que acompanham o grupo, até hoje uma das mais originais e influentes bandas de hip hop.

"Um.Dois.Um"
Unibanco Frei Caneca 3, quarta (26), 19h50, sessão 439

"Frango com Ameixas"
Cinesesc, quarta (26), 20h30, sessão 415

"Attenberg"
Cinemateca, quarta (26), 20h30, sessão 424

"Elena"
Cine Livraria Cultura, quarta (26), 21h50, sessão 461

"Batidas, Rimas & Vida: As Viagens de A Tribe Called Quest"
Reserva Cultural 1, quarta (26), 14h00 , sessão 452

    Leia tudo sobre: mostra de são paulocinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG