Cinco filmes para ver no primeiro dia da Mostra de São Paulo

Indicado ao Oscar, premiado em Cannes e surpresas internacionais são as dicas

Marco Tomazzoni, iG São Paulo |

Divulgação
Christopher Plummer e Helen Mirren: farra na cama
"A Última Estação"
Indicado a duas categorias no Oscar 2010 – melhor atriz, para Helen Mirren, e ator coadjuvante, Christopher Plummer –, "A Última Estação" permanece inédito e sem previsão de estreia nos cinemas brasileiros. Baseado em fatos reais , o filme acompanha o último ano de vida do escritor russo Léon Tolstói (Plummer), e sua mulher, Sophia (Helen Mirren), em 1910. Assediado pelos tolstoianos – seguidores das ideias de Tolstói, que também era filósofo, inspirado pelo cristianismo –, o escritor pensa em mudar seu testamento e deixar todos os direitos autorais de suas obras – clássicos como "Guerra e Paz" e "Anna Karenina" – para o povo russo. Sua mulher, receosa de que a família ficará, assim, desamparada, faz de tudo para ele mudar ideia. Também no elenco, Paul Giamatti e James McAvoy. Cinema Sabesp, 18h00, sessão 38. Duração: 113 minutos.

Divulgação
Dançarinas burlescas: exotismo e sensualidade
"Turnê"
O francês Mathieu Amalric dirige e estrela "Turnê", um mergulho no universo da dança burlesca. O material tem tudo para soar real – o elenco é todo formado por dançarinas reais, com seus nomes sugestivos: Dirty Martini, Kitten on the Keys, Mimi Le Meaux, Evie Lovelle e por aí vai. Amalric interpreta um produtor que resolve bancar a turnê de uma trupe de artistas norte-americanas pela França, mas as coisas não saem muito como esperado. Humor e melancolia andam aqui de mãos dadas. O filme ganhou o prêmio da crítica e de melhor direção no Festival de Cannes. Reserva Cultural 1, 19h40, sessão 69. Duração: 111 minutos.

Divulgação
Independência da Argélia no postulante ao Oscar
"Fora da Lei"
Representante da Algéria na briga por uma vaga entre os indicados ao Oscar 2011 de melhor filme estrangeiro, "Fora da Lei" retoma a obsessão do diretor Rachid Bouchareb pela vida de imigrantes no exterior – já havia sido assim em "Little Senegal", "Dias de Glória" e "London River", atualmente em cartaz no Brasil. Se "Dias de Glória" retratava o primeiro contingente francês na Segunda Guerra Mundial, "Fora da Lei" foca o período posterior ao conflito. Expulsa da Argélia, uma família é obrigado a se separar. A história se divide entre Indochina e Franças, tendo a luta pela independência da Argélia como pano de fundo e gângsters parisieneses na linha de frente. Indicado à Palma de Ouro . Unibanco Arteplex 3, 16h50, sessão 16. Duração: 138 minutos.

Divulgação
Liquidificador oriental: irmãos Coen chinês
"Uma Mulher, Uma Arma e uma Loja de Macarrão"
Depois das acrobacias de "Herói", "O Clã das Adagas Voadoras" e "A Maldição da Flor Dourada", o chinês Zhang Yimou decidiu encabeçar o remake de "Gosto de Sangue", longa de estreia dos irmãos Coen. O diretor transpôs o original dos rincões norte-americanos para uma antiga província feudal na China. O humor negro dá maior margem ao pastelão, o que provocou alguma estranheza para os fãs do primeiro filme. A trama continua mais ou menos a mesma, envolvendo uma bela mulher, seu marido rico e um matador. Em Berlim, Yimou rebateu as críticas: disse que só quer divertir com seu novo trabalho, usando típicos recursos orientais. Cores não faltam. Cinemateca - Sala BNDES, 18h20, sessão 43. Duração: 95 minutos.

Divulgação
"Mamma Gogo": estranhezas direto da Islândia
"Mamma Gogo"
Além de ver seu último filme fracassar miseravelmente nas bilheterias, um cineasta precisa lidar com a mãe, Gogo, que, sofrendo de Alzheimer, passa a se meter em diversos problemas. A doença progride e a família precisa decidir se interna ou não Gogo em uma clínica, apesar dos problemas financeiros. Drama e comédia com toques fantásticos pontuam o longa-metragem do experiente Fridrik Thor Fridriksson, figurinha fácil na seleção da Mostra. O filme foi indicado pela Islândia ao Oscar 2011 . Cine Livraria Cultura 1, 19h40, sessão 52. Duração: 88 minutos

    Leia tudo sobre: mostra de são paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG