Bellocchio e Miranda July são destaques da Mostra de SP nesta segunda-feira

Maratona entra na reta final e diversos filmes começam a se despedir da programação

iG São Paulo |

Divulgação
"Irmãs Jamais", de Marco Bellocchio
A programação desta segunda-feira (31) na Mostra Internacional de São Paulo 2011 já dá amostras da reta final do evento, que termina no próximo dia 03. Vários filmes tem hoje sua última sessão. É o caso, por exemplo, de "Irmãs Jamais", do italiano Marco Bellocchio, diretor de obras-primas como "Vincere" (2009) e "Bom Dia, Noite" (2003). Gravado ao longo de dez anos, o filme brinca com ficção e documentário para contar histórias da família do cineasta. Parentes foram escalados como atores em alguns dos seis episódios.

Finalista da competição de ficção , "O Futuro" , de Miranda July, também se despede. A diretora de "Eu, Você e Todos Nós" mantém a esquisitice em seu segundo filme, mas troca a doçura das relações da estreia pelo pessimismo de um casal trintão em crise. Um dos catalisadores é a adoção de um gato abandonado e doente, que narra sua vida enquanto aguarda no veterinário.

Outro finalista, mas de documentário, é o norte-americano "Além do Ícone", sobre o trabalho do fotojornalista Dennis Stock (1928-2010). Em sua última sessão em São Paulo, o longa recupera imagens e depoimentos do profissional, que clicou gente como James Dean, Louis Armstrong e Billie Holliday.

O britânico "Submarino", longa de estreia de Richard Ayoade, é uma boa surpresa. Bem recebida por seu apuro visual, humor peculiar e trilha pop, composta pelo vocalista da banda Arctic Monkeys, a produção segue um adolescente excêntrico do País do Gales, ansioso por perder a virgindade com a namorada piromaníaca e empenhado em salvar o casamento dos pais. Assista ao trailer .

Para quem gosta de animação, a obra de Michel Ocelot, diretor de "Kirikou e a Feiticeira" e "As Aventuras de Azur e Asmar", é uma excelente escolha. Se as histórias do cineasta francÇês já eram fantasias deliciosas, agora esse apetite faz parte do roteiro, em que três amigos se reúnem num antigo cinema para dar asas à imaginação e materializar contos fantásticos. Concebido com tecnologia 3D, o filme chega ao Brasil na versão tradicional, em duas dimensões.

"Irmãs Jamais"
Cinemateca - Sala Petrobras, 15h

"O Futuro"
Espaço Unibanco Augusta, 17h50

"Além do Ícone"
Unibanco Arteplex 2, 18h40

"Submarino"
Unibanco Arteplex 4, 14h

"Contos da Noite"
Unibanco Arteplex 5, 20h40

    Leia tudo sobre: mostra de são paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG