Trabalhos de resgate seguem pela madrugada

Primeiro mineiro resgatado chegou a salvo à superfície por volta da 0h10; trabalhadores estão sendo agora levados a hospital

Luísa Pécora, enviada a Copiapó, Chile |

Os trabalhos de resgate dos mineiros que estão presos há mais de dois meses a mais de 600 metros de profundidade segue pela madrugada desta quarta-feira. O primeiro trabalhador resgatado foi Florencio Ávalos , espécie de cinegrafista oficial do grupo.

Ele chegou a salvo à superfície, içado pela cápsula Fênix, por volta 0h10. A subida levou 15 minutos. Quase uma hora depois foi a vez de Mário Sepúlveda chegar ao local. O terceiro mineiro, Juan Illanes Palma , chegou por volta das 2h10. Por volta das 3h10, Carlos Mamani foi o quarto resgatado. O boliviano é o único estrangeiro entre os mineiros e trabalhava apenas a cinco dias na mina, antes de ficar soterrado.

Dando início ao Grupo 2 de mineiros resgatados, Jimmy Sánchez , de apenas 19 anos, foi o quinto trabalhador resgatado, sendo içado às 4h10. Com a bandeira da Universidad de Chile, seu time do coração, em mãos, o jovem abraçou o pai, que também vestia uma camisa da equipe.

Ao chegar, os mineiros foram recepcionados pelo presidente do Chile, Sebastian Piñera. Os outros trabalhadores permanecem no local, a 622 metros de profundidade, à espera do resgate, e acompanhados pelo paramédico Manuel González.

Resgate

Após uma série de testes, a cápsula foi colocada no túnel em direção aos trabalhadores por volta das 23h20 de terça-feira. O paramédico Gonzáles levou 16 minutos para chegar ao refúgio onde estão os trabalhadores.

Os quatro primeiros mineiros resgatados possuem o melhor estado de saúde e também os mais ágeis - assim, poderiam reagir a qualquer imprevisto. Após o resgate, as vítimas estão levadas ao Hospital Regional de Copiapó em helicópteros ou ambulâncias.

Para o resgate, cada um dos trabalhadores recebeu um kit com macacão, jaqueta, manta, meias e roupas de baixo, além de um cinto especial para que pudessem ser monitorados pela equipe e um aparelho de computador que registra frequência cardíaca e sanguínea e pressão arterial.

O traje, que tem a cor verde e o nome de cada mineiro bordado, foi confeccionado no Chile com material importado que absorve umidade e transpiração.

    Leia tudo sobre: mina são joséresgatemineiroschile ¿

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG