Socorristas também são considerados heróis do resgate no Chile

Equipe de resgate também entrou para a história ao exibir cartaz com a frase 'Missão cumprida Chile' no fim da operação

AFP |

Reuters
Imagem de vídeo mostra socorristas dentro da mina segurando um cartaz em que se lê: Missão cumprida Chile
Os seis socorristas que desceram a 622 metros de profundidade para colaborar no resgate dos 33 mineiros foram os últimos a sair da mina San José, e também entraram para a história ao exibir um cartaz com a frase "Missão cumprida Chile".

Após a saída de Luis Urzúa , o último dos mineiros resgatados, os socorristas exibiram o cartaz com a frase para todo o mundo, que assistia à operação de resgate graças a uma câmera instalada no fundo da jazida.

Manuel González foi o primeiro a descer a bordo da cápsula Fênix 2 até as profundezas da mina, e o último a deixar o local, depois de ter cumprido a missão de ajudar os 33 mineiros. As últimas imagens de González foram as de um homem solitário em uma galeria da mina, falando por telefone com os técnicos na superfície. "Manuel González Pavez, o heroi dos 33", repetiam os técnicos.

"Estou há uma semana aqui e já estou com muita saudada da minha mulher e dos meus filhos, imagina para eles com 70 dias, é terrível!", disse González pelo telefone, ainda a 622 metros de profundidade.

Quando o socorrista chegou ao fundo da mina, em uma cena que para muitos lembrou a chegada da Apolo 11 à Lua, González e os mineiros não conseguiram esconder a emoção. "Eles perceberam que o fim chegara e que todos sairiam", contou o socorrista.

"Senti-me muito emocionado. Senti muito carinho da parte deles, foi muito bonito. Nunca vou esquecer esses primeiros momentos", completou.

Já a salvo na superfície, González afirmou ao presidente Sebastián Piñera: "A missão está pronta." "Dom Manolo, o senhor foi o último. Qual foi o último pensamento?", perguntou o presidente. "Que tomara que isso nunca mais aconteça. Que nos sirva de experiência, que as coisas na mineração chilena sejam diferentes", respondeu.

    Leia tudo sobre: mineiros do chilechileresgateminacopiapósan josé

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG