Parque na Flórida, Estados Unidos, teve dia dedicada aos trabalhadores

Com seus capacetes de trabalho, mas adaptados para a ocasião com orelhas de Mickey Mouse, os mineiros chilenos, protagonistas de um resgate épico após passar dois meses presos em uma mina, foram declarados heróis nesta segunda-feira e desfilaram com os personagens da Disney no parque Magic Kingdom.

Mineiro Omar Reygadas caminha ao lado de Mickey Mouse na Disney, nos Estados Unidos
Reuters
Mineiro Omar Reygadas caminha ao lado de Mickey Mouse na Disney, nos Estados Unidos
Entre abraços de Mickey Mouse e homenagens das Princesas, os mineiros e seus socorristas passearam em carruagens pelo parque, entre uma multidão que os aplaudia e agitava bandeiras do Chile. O grupo composto por 31 dos 33 mineiros, cada um com sua família, foi convidado pela Disney para passar seis dias de férias nos seus quatro parques temáticos e hotéis, em Orlando (sudeste).

"Isto é inesquecível, foi um sonho que se tornou realidade. Tenho 64 anos, mas parecia uma criança", disse à AFP, por telefone, o mineiro Mario Gómez, o mais velho dos 33 resgatados. "Desde muito pequeno havia imaginado como seria vir a estes parques, estou impressionado com o que vi, e realmente gostei muito de conhecer esses personagens", acrescentou. "Com quem me dei melhor foi com o líder: Mickey Mouse. Dei-lhe muitos abraços, e tiramos muitas fotos juntos", disse ele.

Gomez foi o primeiro mineiro a atrair a atenção da opinião pública quando ocorreu o trágico acidente, ao enviar uma carta à esposa que chegou à superfície no dia 22 de agosto (17 dias após o desmoronamento) amarrada à perfuradora que os localizou, e converteu-se no sinal inicial de que havia vida entre eles. "Pagamos um alto preço com o que vivemos, mas estar aqui agora é muito bonito e estamos aproveitando com a família", disse Gomez, que percorreu os quatro parques da Disney junto com sua esposa Liliana e suas filhas Romina, de 20 anos, e María José, de 17.

As comemorações durante o dia declarado em honra dos mineiros terminou com um espetáculo de fogos de artifício e serpentinas com as cores do Chile. O giro pela Disney terminará na quarta-feira, quando os famosos mineiros retornarão ao seu país.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.