Mineiro Claudio Yañez pode receber alta nesta quinta-feira

Yañez prometeu que se casaria com a companheira Cristina Nuñez quando estava preso na mina San José

iG Sâo Paulo |

O mineiro Claudio Yañez , de 34 anos, oitavo a ser resgatado na quarta-feira da mina San José, após 70 dias sem ver a luz do sol, receberá alta médica nesta quinta-feira.

"Ele será um dos primeiros (a receber alta)", disse à AFP Cristina Nuñez. “Ele está muito bem. Está super, não tem nada, nenhum problema", acrescentou, nos arredores do Hospital de Copiapó, para onde foram levados os 33 mineiros após saírem à superfície.

Cristina contou que receberá o marido em casa com "uma comidinha", junto com seus dois filhos.

Um boletim médico divulgado nesta quinta-feira destacou que um dos mineiros está com uma pneumonia tratável, três se recuperam de uma cirurgia dentária, e o restante se encontra em boas condições. O relatório antecipou que pelo menos dois mineiros receberiam alta, sem dar seus nomes. 

Bom estado

Depois de o ministro chileno da Saúde, Jaime Mañalich, exaltar a saúde dos homens, o subdiretor do hospital de Copiapó, Jorge Montes, disse que "a maioria dos mineiros se comportou muito bem do ponto de vista médico", que sua situação é bastante "favorável" e "dois ou três podem receber alta antes de (passadas) 48 horas, especificamente nesta tarde". 

Segundo informações da BBC, o mineiro mais velho do grupo, Mario Gómez, 63, estaria com pneumonia e sofre de silicose, doença respiratória comum entre mineiros. O segundo a ser resgatado, Mario Sepúlveda, também está com silicose. Outro dos mineiros teriam um problema oftalmológico não especificado pelo hospital, enquanto alguns dos demais sofrem de "pequenas complicações" não preocupantes. 

Casamento

Claudio Yañez foi o oitavo dos 33 mineiros presos desde 5 de agosto a ser resgatado do fundo da mina San José, no norte do Chile. Yáñez, que estava há oito meses trabalhando na mina, emergiu após percorrer um duto de 622 metros de extensão e 66 centímetros de diâmetro.

O mineiro, que prometeu que se casaria depois de sair da mina, foi recebido por sua companheira, Cristina Núñez, em quem deu um longo e emocionado abraço, e por sua filha, que registrou o momento com uma câmera de vídeo.

*Com EFE e BBC

    Leia tudo sobre: chilemineirosresgateminacopiapómineiros do chile

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG