Mineiro chileno completa Maratona de Nova York

Edison Penã, um dos 33 resgatados no mês passado da mina San José, completou a prova em menos de 6 horas

BBC Brasil |

selo

O chileno Edison Peña , um dos 33 mineiros resgatados no mês passado da mina de San José, correu neste domingo a Maratona de Nova York e completou a prova em 5 horas, 40 minutos e 52 segundos.

AP
Mineiro chileno Edison Peña se aproxima de linha de chegada depois de correr a Maratona de Nova York
A torcida o ovacionou em meio a outros 45 mil participantes da prova de 42 km; enquanto Peña passava pela ponte do Brooklyn, residentes hispânicos da região gritaram "Chile, Chile", segundo relato do jornal chileno La Tercera.

O mineiro de 34 anos terminou a prova andando, mas cumpriu sua meta de correr a maratona em menos de seis horas. Convertido em celebridade desde seu resgate da mina, Peña foi convidado pela própria organização da prova.

Durante sua passagem pelos Estados Unidos, ele deu entrevista ao programa Late Show with David Letterman, onde até cantou uma canção de Elvis Presley, seu ídolo . Ele disse que queria completar a maratona porque "correr uma corrida como essa te torna livre", também de acordo com o La Tercera.

Durante os 70 dias que passou soterrado, até ser resgatado em 13 de outubro, Peña corria pelas galerias da mina San José, para passar o tempo, com botas de mineiro recortadas e adaptadas.

Recordista aposentado

A maratona deste domingo também marcou a despedida do corredor etíope Haile Gebrselassie, 37, que anunciou sua aposentadoria do atletismo. Gebrselassie desistiu da prova após correr 1 hora e 19 minutos, por conta de uma lesão no joelho, e comunicou que parará de correr profissionalmente.

"Nunca havia pensado em me aposentar. Mas este é o dia", disse o corredor, duas vezes campeão olímpico, com lágrimas nos olhos, relatou o New York Times.

"Vou parar e fazer outras coisas. Vou dar uma chance aos mais novos." O etíope é dono do recorde mundial de 2h3min59s, conquistado em 2008 em Berlim. Seu compatriota Gebre Gebremariam venceu a prova nova-iorquina deste domingo, com tempo de 2h8min14s.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG