Equipes resgatam 30º mineiro no Chile

Raúl Bustos Ibáñez, de 40 anos, começou a trabalhar em San José após deixar cidade atingida por terremoto de 27 de fevereiro

iG São Paulo |

O chileno Raúl Bustos Ibáñez, de 40 anos, foi o 30º mineiro resgatado nesta quarta-feira da jazida San José, no norte do Chile.

Engenheiro hidráulico, Ibáñez começou a trabalhar na mina após deixar a cidade de Talcahuano, onde trabalhava em um estaleiro, depois do terremoto que atingiu o Chile em 27 de fevereiro. Da jazida, onde organizava o sistema de suprimento de água, ele enviou uma carta em que dizia que Deus não deixaria os 33 mineradores vivos em vão.

Depois de Bustos, só faltam ser retirados três mineiros do local para que a operação se encerre de maneira bem-sucedida. A rapidez com que os resgates estão sendo feitos surpreendeu até mesmo as autoridades chilenas, que até a terça-feira chegaram a anunciar que a operação poderia durar até 48 horas.

Segundo autoridades, o processo foi acelerado porque não houve as complicações previstas com a fibra ótica que faz a comunicação com o interior da mina e porque cada ciclo - de descida da cápsula e subida com os mineiros - está levando cerca de 45 minutos, em vez da uma hora planejada anteriormente.

AFP
Raúl Ibáñez deixa a mina na noite desta quarta-feira

    Leia tudo sobre: mineiros do chilechileminasan joséresgate

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG