Chile resgata o 26º mineiro de jazida San José

Chileno Claudio Acuña Cortés comemorou seu aniversário de 35 anos dentro de mina

iG São Paulo |

O chileno Claudio Acuña Cortés, de 35 anos, tornou-se nesta quarta-feira o 26º mineiro a ser resgatado da jazida de San José, no norte do Chile.

O mineiro comemorou seu aniversário de 35 anos dentro da mina, em 9 de setembro. Sua esposa mandou para ele de presente uma camisa de futebol autografada pelos jogadores de seu time, o Colo Colo.

Acuña estava há dois dias e meio trabalhando na mina quando ocorreu o deslizamento que deixou o grupo preso. Antes do acidente já planejava se casar com sua namorada em fevereiro de 2011, mas decidiu antecipar a data quando estava preso na mina.

Depois dele, restam sete mineiros a serem retirados do local para que a operação se encerre de maneira bem-sucedida. A rapidez com que os resgates estão sendo feitos surpreendeu até mesmo as autoridades chilenas, que até a terça-feira chegaram a anunciar que a operação poderia durar até 48 horas.

Segundo autoridades, o processo foi acelerado porque não houve as complicações previstas com a fibra ótica que faz a comunicação com o interior da mina e porque cada ciclo - de descida da cápsula e subida com os mineiros - está levando cerca de 45 minutos, em vez da uma hora planejada anteriormente.

AFP
Chileno Claudio Acuña Cortés sorri após resgate no Chile. Ele foi o 26º retirado de mina San José
*Com BBC

    Leia tudo sobre: mineiros do chilechileminasan joséresgate

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG