Chile: Estado de mineiros é 'mais que satisfatório', diz ministro

Dois mineiros, porém, devem ser submetidos na quinta-feira a uma intervenção cirúrgica, enquanto um terceiro tem pneumonia

iG São Paulo |

O ministro de Saúde do Chile, Jaime Mañalich, afirmou nesta quarta-feira que o estado de saúde dos mineiros resgatados da jazida de San José, no norte do país, é "mais que satisfatório".

Apesar disso, dois deles terão de ser submetidos na quinta-feira "intervenção cirúrgica dentária sob anestesia geral", informou o ministro no hospital de Copiapó, a 800 quilômetros ao norte de Santiago.

Além disso, um terceiro sofre de pneumonia aguda, o que o forçará a permanecer no hospital mais tempo que os companheiros.

Segundo Mañalich, dos mineiros resgatados, sete se encontram na unidade de cuidados especiais, e o restante está sendo "extremamente bem atendido". Os trabalhadores em melhores condições de saúde poderão deixar o hospital a partir desta quinta-fiera.

"Não houve surpresas" para a equipe médica por causa dos relatórios enviados regularmente do fundo da mina pelo mineiro Yonni Barrios , que tem formação em enfermagem.

*Com EFE e AFP

    Leia tudo sobre: mineiros do chilechileminasan joséresgate

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG