This Is It, que vai ao ar neste domingo, registra preparativos para aquela seria sua turnê de retorno (e despedida)

alt This Is It : filme de bastidores que chegou aos cinemas mostra Jackson brincalhão e controlador" /
Divulgação
This Is It : filme de bastidores que chegou aos cinemas mostra Jackson brincalhão e controlador
This Is It , filme que documenta os ensaios do que seria a nova turnê de Michael Jackson, tinha tudo para ser um caça-níqueis da pior espécie. Afinal, trata-se de um filme editado e lançado às pressas, e que usa imagens que originalmente não foram capturadas com o objetivo de produzir um filme. Esses problemas, inegavelmente, estão presentes no longa, que será exibido na noite deste domingo (27) pela Rede Globo, após o programa "Fantástico". Mas nada disso impede que ele seja um documento importante sobre um dos maiores artistas da música pop.

A pessoa que surge desses ensaios, filmados pouco antes de sua morte precoce aos 50 anos, é alguém em pleno domínio de seu ofício, ainda que um pouco debilitado fisicamente. Um pouco, que fique bem claro. Não doente, muito menos moribundo – apenas dançando mais lentamente em alguns momentos, e evitando cantar a plenos pulmões para poupar sua voz. Mas, ainda sim, em total controle do espetáculo.

Os momentos mais reveladores do filme são aqueles em que o cantor discute com os integrantes de sua banda. É um patrão sempre educado – são broncas com amor, como ele faz questão de dizer –, mas ao mesmo tempo intransigente. Ele controla cada mínimo detalhe das músicas: exige a retirada de apenas uma nota de um trecho específico, ou a duração de uma pausa na casa dos segundos, para citar dois exemplos. Perfeccionista é pouco.

Pena que essas cenas são rápidas. O restante do filme é basicamente o que se vê num DVD ao vivo, com a diferença que o show ainda não estava pronto e a filmagem foi praticamente amadora. E aí, o grau de interesse do filme varia de acordo com o grau do interesse do espectador por Michael Jackson. Mas, como ele é um dos artistas mais populares de todos os tempos, era de se esperar que o interesse geral fosse grande: ao redor do mundo, a bilheteria foi de US$ 260 milhões, sem contar as vendas posteriores no mercado doméstico.

Além de controlador, Jackson também é surpreendentemente brincalhão. Aparentemente, ele estava contente com sua volta aos palcos – e é essa felicidade, justamente, a responsável pelos momentos mais comoventes do longa. Essa é outra vantagem de This Is It : o filme passa perto do melodrama em alguns momentos, mas o tom geral é bastante sóbrio, e ele consegue emocionar sem apelar.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.