ver novamente

Marcelo Freixo

Nome Marcelo Freixo
Nascimento 12 de abril de 1967
Nacionalidade Brasileira
Formação História
Partido PSOL-RJ
Redes sociais
Marcelo Ribeiro Freixo (Niterói, 12 de abril de 1967) se notabilizou pelo trabalho à frente da CPI das Milícias na Alerj, que indiciou 225 pessoas. Sua atuação acabou também lhe rendendo inúmeras ameaças de morte, o que faz com tenha, há anos, a escolta de seguranças armados.

Freixo inspirou o personagem Diogo Fraga, também deputado estadual, do filme Tropa de Elite 2, que combate o fenômeno das milícias.

Veja especial do iG sobre as eleições 2012

Esses fatores – somados ao carisma e ao discurso inflamado e articulado – fizeram com que tivesse sido em 2010 o segundo deputado mais votado do Estado do Rio, com 177.253 votos, atrás apenas do apresentador Wagner Montes (PSD), com votação expressiva inclusive em áreas dominadas por milícias. 

O desempenho eleitoral o cacifou a se lançar como candidato de oposição à Prefeitura do Rio. Sem aliança política, em março, o deputado anunciou que o músico Marcelo Yuka integrará sua chapa, como vice.

Professor de História, Freixo é atuante defensor de direitos humanos há 20 anos. Antes de se tornar parlamentar, trabalhava junto ao sistema penitenciário, denunciando as más condições dos presos.

O deputado apoiou as greves dos bombeiros e a paralisação dos policiais militares no Rio de Janeiro, em 2011 e 2012, e é opositor da gestão Sérgio Cabral. É casado com a jornalista Renata Stuart.

Últimas Notícias

      Todas as notícias