ver novamente

José Fortunati

Nome José Fortunati
Nascimento 24 de outubro de 1955
Nacionalidade Brasileira
Formação Matemática e Direito
Partido PDT-RS
Site Oficialfortunati.com.br
Redes sociais
José Alberto Reus Fortunati (Flores da Cunha, 24 de outubro de 1955) é atual prefeito de Porto Alegre e candidato à reeleição. Formado em Matemática, Administração Pública e de Empresas e Direito, começou sua trajetória política na universidade, em movimentos estudantis, chegando a ser presidente do Diretório Acadêmico.


Funcionário concursado do Banco do Brasil, presidiu, nos anos 80, o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). 

Em 1987, se tornou deputado estadual constituinte e, posteriormente, foi eleito deputado federal por dois mandatos, cumprindo de 1990 até 1994 e de 1994 até 1996, quando disputou a vice-prefeitura da capital gaúcha na chapa de Raul Pont e venceu. Em 2000, concorreu à Câmara Municipal e foi eleito com 40 mil votos. 

Entre 2003 e 2006, assumiu a Secretaria Estadual da Educação e, no final deste ano, ocupou o cargo de Secretário do Planejamento Municipal de Porto Alegre. Em 2008, compôs uma chapa para a eleição municipal com José Fogaça e se tornou vice-prefeito mais uma vez. Em 30 de março, com a renúncia de Fogaça para concorrer o governo do Estado - disputa esta que deu vitória a Tarso Genro (PT) - Fortunati assumiu a prefeitura.

Últimas Notícias

      Todas as notícias