Jatene promete reativar programas de saúde

Candidato ao governo do Pará também promete construir dois hospitais regionais

Pollyanna Bastos, iG Pará |

O candidato do PSDB ao governo do Pará, Simão Jatene, aproveitou o primeiro debate na TV com os concorrentes para lembrar ações realizadas durante seu mandato como governador do Estado, entre 2003 e 2006, e criticar a atual gestão da governadora Ana Júlia (PT), candidata à reeleição.

Jatene criticou a atual situação das áreas de saúde e segurança pública no Estado e acusou o atual governo de ter desativado uma série de programas de assistência médica criados durante sua administração. O candidato prometeu, se eleito, reativar os programas e construir dois hospitais regionais no Pará.

O candidato do PMDB, Domingos Juvenil, questionou o tucano sobre a qualidade da educação no Estado durante sua gestão, período em que segundo ele o Pará figurava na lista do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) como o 5° pior do Brasil.

Jatene afirmou que, apesar da posição, os índices eram progressivos, mas atualmente o Pará ocupa o último lugar deste ranking e assegurou que sua proposta de governo prevê incentivos nesta área, através da premiação dos alunos e escolas que apresentem bons resultados.

O tucano também foi questionado pelo adversário sobre suas propostas para aumentar o efetivo policial e destacou que, além do aumento do número de agentes, vai investir em medidas preventivas e estabelecer uma aliança com a sociedade civil para combater a violência.

Ana Júlia

A candidata do PT, Ana Júlia Carepa, perguntou sobre as propostas discutidas com o candidato a presidente da República José Serra (PSDB) em benefício do Pará. Jatene destacou que o ponto essencial da campanha de Serra é que "o Brasil pode mais" e os projetos para a Amazônia são de recuperar obras abandonadas.

Jatene citou o asfaltamento das rodovias Transamazônica e Cuibá-Santarém. Ana Júlia falou sobre os investimentos do governo Lula em projetos de verticalização da produção no Estado, enquanto o tucano citou as ações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para conter a inflação e estabilizar a moeda.

Nas considerações finais Jatene falou novamente sobre a construção dos cinco hospitais regionais, realizadas durante seu governo e acusou a administração petista de ter investido mais em propaganda do que em saúde. Ele encerrou pedindo de apoio à população. "Vamos juntos fazer o Pará crescer de novo."

    Leia tudo sobre: eleições pajatene paana júlia padebate na tv pa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG