Unesp, Unicamp e USP oferecem 16 cursos semipresenciais

Terminam nesta terça-feira, dia 10, as inscrições para 16 cursos gratuitos de pós-graduação semipresenciais para professores da rede pública em São Paulo. São 13 cursos de especialização lato sensu em disciplinas do currículo e três na área de gestão, que serão realizados em convênio com Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP).

A pré pré-inscrição, sujeita a análise para posterior aprovação, deve ser feita pela no site da Rede São Paulo de Formação de Docente (Redefor) . Podem se candidatar a vagas professores, diretores e supervisores das escolas do ensino fundamental de 5ª à 8ª séries e do ensino médio.

A Unicamp oferece cursos de Língua Portuguesa, Matemática, Física, História e Educação Física. Na USP, os cursos são nas áreas de Ciências, Biologia, Sociologia, Gestão da Escola para diretores, Gestão do Currículo para professores coordenadores e vice-diretores e, para supervisores de ensino, em Gestão da Rede Pública. Pela Unesp, serão ministrados cursos de especialização em Língua Inglesa, Filosofia, Arte, Química e Geografia.

Os cursos têm duração de um ano e são organizados em quatro módulos, cada um deles com duas disciplinas de 45 horas de trabalho, em um total de 90 horas de carga horária por módulo de trabalho acadêmico. Cada semestre tem dois módulos e uma avaliação presencial, com duração de duas horas. Os cursos têm 360 horas de carga horária distribuída entre atividades pela internet, de leitura e encontros presenciais, mais quatro horas reservadas para provas presenciais. O módulo tem a duração de 10 semanas, em um total de 40 semanas de estudos presenciais e à distância no decorrer dos 12 meses. O aluno terá ainda dois meses ao término do curso para a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.