Governo americano irá processar xerife do Arizona

Joe Arpaio é acusado de não colaborar com investigação sobre supostas discriminações contra imigrantes ilegais

AFP |

O governo americano anunciou, nesta quinta-feira, que vai processar o xerife Joe Arpaio, do Estado do Arizona, por não colaborar em uma investigação sobre supostas discriminações contra imigrantes ilegais. O xerife do condado de Maricopa no Arizona, de 78 anos, é conhecido há anos pelas detenções maciças, em plena rua, de imigrantes ilegais, criticadas por organizações de direitos civis.

AFP
O xerife Joe Arpaio é conhecido há anos pelas detenções maciças de imigrantes ilegais
O Departamento de Justiça abriu a investigação, em março do ano passado, e desde então reivindicou ao gabinete do xerife, muito popular em seu condado, acesso a seus gabinetes, centros penitenciários e pessoal.

"O Departamento apresentou o processo depois de esgotar todas as vias possíveis para ter acesso aos documentos e às instalações" a cargo do xerife, explicou o comunicado oficial. O governo apela à Lei de Direitos Civis de 1964, que proíbe a discriminação por qualquer organismo público no país que receba fundos federais.

"As ações do gabinete do xerife de Maricopa não têm precedentes e é lamentável que o Departamento tenha sido forçado a recorrer a um caso legal para ter acesso a documentos e instalações públicas", disse Thomas E. Perez, Assistente do Promotor Geral de Justiça da Divisão de Direitos Civis, citado no texto.

Segundo o Departamento de Justiça, a suposta falta de cooperação de Arpaio, reeleito ao cargo desde 1992, é um caso "extremamente atípico", sem precedentes nos últimos 30 anos.

O processo ocorre em meio a um clima de tensão no Arizona, que aprovou recentemente a polêmica lei antiimigração, que também foi repudiada na Justiça pelo governo federal.

A lei SB 1070 criminalizava, pela primeira vez na história do país, a imigração ilegal em um Estado, mas uma juíza suspendeu, em julho, as partes mais polêmicas do texto. Apesar disso, a lei é apoiada pela maioria dos americanos, segundo pesquisas de opinião.

    Leia tudo sobre: euaimigraçãoilegaisarizonaxerife

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG