Caminhões são normalmente proibidos de circular durante a semana em pontos de São Paulo como a marginal Pinheiros
Shutterstock
Caminhões são normalmente proibidos de circular durante a semana em pontos de São Paulo como a marginal Pinheiros

Até o próximo sábado (9), caminhões estarão autorizados a circular por toda a cidade de São Paulo em período integral. Atualmente, estes veículos estão proibidos de circular em determinados pontos da capital das 5h às 21h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 10h às 14h.

Leia também: Greve dos caminhoneiros chega ao 11º dia e manifestações diminuem

O objetivo da Prefeitura de São Paulo é garantir as entregas na Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) após a greve dos caminhoneiros nas últimas semanas, que durou 11 dias e afetou diretamente o abastecimento da empresa estatal

De acordo com nota divulgada, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte, por meio do DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário), irá publicar na edição de terça-feira (5), no Diário Oficial, portaria que autoriza a circulação de caminhões em toda a cidade, em período integral. A nova regulamente passa a vigorar, porém, a partir desta segunda-feira (4).

“Os caminhões, inclusive da construção civil, poderão circular em qualquer horário nas marginais Tietê e Pinheiros, nas vias que compõem o Minianel Viário, no Centro Expandido e dentro da Zona Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC). Durante esse período, o rodízio de placas para caminhões também estará suspenso”, explica o texto.

Você viu?

Apesar da liberação de circulação para caminhões, a portaria não se aplica aos Veículos Urbanos de Carga. Sendo assim, as regras para os VUC’s estão mantidas.

Leia também: Separe o cobertor! Frente fria deve derrubar temperaturas em São Paulo

Motorista deve se preparar para os congestionamentos

Após uma semana de índices de congestionamento quase zerados por conta da paralisação de caminhões e a crise de combustíveis, os motoristas que vão circular por São Paulo nesta semana devem se preparar para um trânsito complicado com a liberação dos caminhões.

Por conta disso e a normalização dos trabalhos em pontos de gasolina, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) retoma o rodízio municipal para veículos de passeio nesta segunda. Seguindo as normas, automóveis de placas com finais 1 e 2 não poderão circular das 7h às 10h e das 17h às 20h dentro do Minianel Viário na segunda-feira.

Leia também: Ministro nega articulação para nova greve dos caminhoneiros

A coleta seletiva também será retomada nesta semana, e as operados do sistema municipal de transporte estão com combustível para atender a população normalmente. Segundo a SPTrans, o sistema municipal de transporte coletivo público deve operar com 100% da frota de ônibus, assim como as linhas de trólebus e as vans do serviço Atende.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!